População de Vida Nova aponta saneamento como prioridade em OP

Em reunião do Orçamento Participativo (OP) realizada na Escola Municipal de Vida Nova, a maioria dos moradores do bairro Caji/Vida Nova, em Lauro de Freitas, escolheu como prioridade, o saneamento, asfaltamento e drenagem do Jardim Ipitanga. Ao final das discussões dos três grupos representantes dos moradores, foram apresentadas as propostas para votação. A prioridade vencedora recebeu 80 votos, enquanto a intenção de realizar obras de saneamento para o Loteamento Antônio de Pádua obteve 46 votos.

Desde 2005, primeiro ano do OP no município, foram realizadas no Caji Vida Nova, entre as obras indicadas pelos moradores, a construção do Posto de Saúde - que está em pleno funcionamento-, e o saneamento das ruas da Mangueira e Santo Antônio. A rua Santo Amaro está em obras, e o Loteamento Antônio de Pádua, que há dois anos figura como segunda prioridade, tem projeto pronto em análise na Caixa Econômica Federal. Segundo a superintendente de Gestão Participativa, Rosenaide Brito, o saneamento da rua Duque de Caxias, prioridade indicada no OP de 2008, está na programação de obras da secretaria Municipal de Infraestrutura para ser realizada ainda este ano.
A prefeita Moema Gramacho destacou a grande presença de pessoas dispostas a discutir as coisas do bairro. “As pessoas estão preocupadas com a melhoria e a reconstrução do nosso município”, disse a prefeita. Ela entende que, durante esta gestão, a população de Lauro de Freitas vem aprendendo que pode e deve participar e discutir com a gestão municipal as suas prioridades. “Nós fazemos a nossa parte e vamos em cada bairro discutir o que será feito primeiro”, explicou Moema.
O vice-presidente da Associação de Moradores do Loteamento Jardim Ipitanga, Ubiratan Sampaio da Costa, ressaltou que a participação dos moradores na definição das obras a serem realizadas é ainda um fato inédito para muitos. “Dessa forma como a prefeitura vem conduzindo sua política, nós temos como optar por quais necessidades devem ser atendidas primeiro”, ressaltou Ubiratan da Costa. Na reunião foram ainda escolhidos 11 delegados que representarão a localidade no Conselho do OP.
Nesta segunda-feira, foi realizada a audiência da região Centro/Ipitanga, na Escola Municipal Vila Praiana. Na quarta-feira, 16, às 19h, a região Itinga III (Parque Santa Rita, Alto da Itinga, CAIC, Santa Bárbara, Caranguejo, Jardim das Margaridas, Xangô Oxalá, Horto Florestal, Nova Itinga, Cidade Nova) escolhe sua prioridade. No sábado, dia 19, às 9h, o OP ouve a comunidade de Portão e às 14h, o Quingoma, zona semi-rural do município.(Fonte: Ascom da Prefeitura de lauro de Freitas)