Horta Comunitária, a saída para famílias desempregadas

Visando fomentar a geração de emprego e abrir uma fonte de renda para as famílias carentes e desempregadas, as Hortas Comunitárias do Município de Poções vem ampliando o número de espaços para atender a demanda.

Segundo o Coordenador Marco Neves, as hortas atende hoje uma média de 300 empregos, envolvendo as localidades da lagoa Grande, Bela Vista, Bezerro, Alto do Paraíso, Morrinhos, Bandeira Nova, Casa da Criança e Luis Heraldo. Markâo afirmou que alem das famílias carentes que produzem hortaliças, a do Luis Heraldo tem ainda atendimento as pessoas especiais, ex dependentes químicos e presidiários, que passaram a ter uma oportunidade de trabalho.

O projeto conta com o apoio de Jorge Luiz (Infra Estrutura), Mateus Cruz (Agricultura), Mariana de Carvalho (Assistência Social) e Rafael Brito (Despertar), alem de entidades diversas e organizações não governamentais.

Já foram feitas varias colheitas nas hortas, muitas delas alem do abastecimento gratuito as famílias das localidades. No caso da Horta do Luis Heraldo já caminha com seus próprios pés e Markâo afirmou, “o prefeito Luciano Mascarenhas investiu no projeto e hoje após retirada das despesas o lucro é dividido com os integrantes da horta, gerando renda e melhoria da qualidade de vida e da situação financeira das famílias”, concluiu o Coordenador.

Para o prefeito Luciano Mascarenhas o projeto vem sendo ampliado, mesmo com recursos do município, onde as verbas reduzidas não impedem de fazer o social do governo e afirmou, “a saída para gerar pequenos empregos está na agricultura familiar e com a força deste povo, o governo oferecendo cursos como os realizados recentemente aos trabalhadores das hortas, que aprenderam o manejo da adubação da terra e o de hortaliças, qualificando mais ainda o seguimento. Não vamos parar, o projeto até o final do governo objetiva atingir todo o município”, disse Luciano.

As hortas aplicam o modelo natural do plantio, deixando a terra produzir alimentos sem agrotóxicos e a orientação dos técnicos da prefeitura são seguidas a risca. Alface, pimentão, cebolinha, coentro, couve e outras hortaliças servem para abastecer as unidades onde estão instaladas e a do Luis Heraldo comercializa sua produção com a população. Segundo Markâo em breve haverá um tabuleiro na feira livre com a identificação da horta, “estamos modernizando o projeto para atender os reclames da população e aumentar a produção para vender mais”, disse Markâo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)