Em pesquisa, prefeitos apontam principais requisitos para uma boa gestão

Além de apontar quais são as prioridades para gestores municipais, o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica, segundo a opinião dos 227 prefeitos entrevistados, os principais requisitos para uma boa administração. Assim como a primeira parte da pesquisa, o estudo também revela disparidades e pontos em comum nas três situações avaliadas.

No primeiro quadro – por região - prefeitos do Norte e do Sul do País elegeram o item Visão de futuro como o principal requisito para uma gestão eficiente. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, duas características figuram em primeiro lugar: Visão de futuro e Capacidade de inovar na primeira e Visão de futuro e Controle dos gastos e da máquina na segunda. Já no Nordeste do País, o item Controle dos gastos e da máquina foi o escolhido. Em último lugar, em todas as regiões do País, o quesito Conhecimento da legislação foi apontado como o menos importante.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a pesquisa é importante porque o prefeito, como chefe do Executivo municipal, tem um papel de grande relevância na condução da administração do Município. “É preciso entender – e conhecer – quais requisitos estes gestores, eleitos pela população, consideram mais importante para administrar um Município”, afirma Ziulkoski.
Reeleitos x 1.º mandato - O levantamento da CNM também aponta os itens considerados mais importantes para os gestores reeleitos e no 1.º mandato – 173 eleitos no primeiro mandato e 54 reeleitos foram consultados. Os cinco primeiros lugares do ranking, em ambos os casos, são Visão de futuro, Capacidade de inovar, Controle dos gastos e da máquina, Capacidade de liderança e Capacidade de organização da máquina pública. “Neste caso, as respostas dos prefeitos revelaram que, iniciantes ou não, eles dão importância aos mesmos requisitos”, explica Ziulkoski.
Gênero - Ao contrário da pesquisa sobre prioridades na administração municipal, o levantamento com prefeitos e prefeitas – 206 homens e 21 mulheres responderam as questões – revelou que o quesito Visão de futuro é o principal requisito necessário a uma boa administração para ambos os sexos. Em segundo e terceiro lugares, o resultado também é o mesmo: Capacidade de inovar e Controle dos gastos e da máquina, respectivamente. (Fonte: CNM)