Diversidade cultural marca II Feira das Cidades em Guanambi

Bonecas de pano, utensílios para casa, obras de arte, objetos religiosos, comida típica da região, tudo isso podia ser encontrado na II Feira das Cidades, em Guanambi. Mais de quinze municípios levaram artesanatos produzidos pela própria população para expor no evento. O resultado foi tão positivo que as cidades já pensam na próxima feira para estimular ainda mais a economia regional.

A grande sensação da Feira foi o estande montado pelo município de Bom Jesus da Lapa, que levou uma réplica da gruta que abriga o famoso santuário do Senhor Bom Jesus. A obra foi realizada pelo artista plástico Itamar Cardoso que já levou a gruta através da arte para diversos eventos representando a beleza cultural da cidade. No primeiro dia da II Feira das Cidades (02/09), os prefeitos e políticos da região reunidos para a abertura oficial foram até a gruta, acompanhados do padre para levar a imagem do Bom Jesus e pedir proteção para a realização de mais um evento com paz e harmonia.

POTENCIALIDADE - Outra exposição interessante que representou a potencialidade da região foi a cooperativa de reciclagem do município de Caculé, administrado pelo prefeito Luciano Ribeiro. A iniciativa mostra mais uma forma de estimular o mercado gerando emprego e renda para a população de Caculé. Produtos como vassoura, canudos, copos podiam ser encontrados no stand.

O município de Caetité apresentou diversos produtos produzidos na cidade. A mandioca se destaca como principal cultura do município, servindo para produzir principalmente a farinha, famosa em toda a região. O café, a rapadura, o feijão também são potencialidades cultivadas em Caetité que fortalece a economia do município.

Artesanatos como bonecas de pano, bijouterias, panos de pratos pintados à mão, obras de arte foram expostos por quase todos os municípios presentes na Feira, sendo que cada uma delas traziam características culturais das suas localidades.

O presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia, afirma que a II Feira das Cidades fortalece o municipalismo e explora as enormes potencialidades que os municípios possuem. Além das apresentações das diversidades culturais da região, a Feira promoveu desfiles com garotas representando os municípios, espetáculos de danças e grandes shows tendo como atrações César Menotti e Fabiano, Saia Rodada e banda locais divertindo centenas de pessoas que prestigiaram esse grande evento.