Ministério das Cidades inclui Itabuna em programação para liberação de recursos

Itabuna está incluída entre as seis cidades da Bahia no Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social do Ministério das Cidades (MC) e receberá recursos que serão aplicados em projetos sociais, como a construção de casas populares e infra-estrutura nos bairros mais carentes. A notícia foi trazida pelo prefeito Capitão Azevedo e o diretor de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Marcos Alan de Faria, que estiveram em Brasília.

Capitão Azevedo voltou entusiasmado de Brasília com a seleção do município no programa nacional, que prevê a implementação de políticas de investimentos em habitação, serviços urbanos e sociais. “Nossa prioridade é melhorar a situação dos bairros, por isso vamos voltar a Brasília quantas vezes forem necessárias para viabilizar a liberação dessas verbas”, ressalta o prefeito.

O prefeito Capitão Azevedo explica que os recursos disponibilizados pela União serão divididos com outros municípios brasileiros que também foram selecionados pelo ministério. Por isso, o valor apresentado pode não ser liberado integralmente, embora o projeto de Itabuna tenha sido considerado viável pelos técnicos do Ministério das Cidades.

“De qualquer forma, recebemos a garantia da liberação de recursos cujos valores serão definidos ainda este mês, segundo previsão da equipe técnica”, complementou o prefeito. Ele também esteve os deputados Roberto Brto, ACM Neto, Paulo Magalhães e Felix Mendonça, que já garantiram emendas para beneficiar Itabuna com novos projetos.

O prefeito destaca, por exemplo, a melhoria do abastecimento de água, com a construção da barragem e a ampliação do sistema de capitação de água, além do projeto do canal da avenida Amélia Amado. As verbas ainda não foram liberadas por causa da burocracia. “Mas vamos lutar contra ela, pois a burocracia é um entrave para o desenvolvimento dos municípios”, diz Azevedo.

Outro ponto que o prefeito aponta como empecilho para a liberação de verbas do Governo Federal são as dívidas que o município tem com a União, algumas de 26 anos. “Isso tem prejudicado Itabuna, mas mesmo assim estou otimista e sei que vamos resolver, deixando o município em condições de receber verbas que serão investidas em novas obras e programais em Itabuna”, confia Azevedo.

Prioridade para os bairros - O diretor de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Marcos Alan, explica que o projeto apresentado pela Prefeitura foi aceito porque atende justamente aos interesses sociais da União. Ele lembra que o município já é beneficiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e porque também aderiu ao Sistema Nacional de Habitação e Interesse Social.

O projeto apresentado pela Prefeitura ao MC é para beneficiar os bairros Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Pedro Jerônimo, Zizo, Fonseca, Novo Fonseca e São Pedro, com incluem drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública, recuperação ambiental e em equipamentos públicos (creches, praça, parque e quadra esportiva) e está orçado em cerca de R$52 milhões. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)