Gestores públicos municipais podem inscrever-se para a capacitação on-line do curso de competitividade do mercado de turismo. A habilitação consiste em orientar os servidores a identificar quais as atrações, pontos e produtos turísticos de cada Município. São duas mil vagas para gestores municipais, empresários, funcionários e servidores do ramo. As inscrições para o curso gratuito vão até o dia 13 de setembro. A iniciativa é da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) em parceria com o Ministério do Turismo.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebe todos os meses gestores municipais em busca de orientações técnicas. Os questionamentos mais comuns são de como identificar áreas com potencial turístico na região e inseri-los na atividade. A dificuldade é enfrentada por grande parte dos gestores, e a CNM acredita que o turismo regional esta diretamente ligado as ações culturais. A entidade avalia que a capacitação dos servidores da área, consequentemente, reflete na valorização local.
Atrativo turístico - Tudo aquilo que desperta curiosidade e interesse da população local e dos visitantes é considerado atrativo turístico. Este produto pode ser tanto um lugar, uma atividade, uma tradição ou até mesmo uma festa local, que ofereça variedades de consumo. Artesanatos, pontos naturais para visitação e gastronomia são exemplos de investimentos para o setor.
Os interessados no curso devem preencher um formulário no site da UFSC, pelo endereço: www.sead.ufsc.br/wp-turismo. A seleção para a composição das vagas será a partir do dia 17 de setembro. Mais informações no email turismo3@sead.ufsc.br. (Fonte: CNM com informações do Ministério do Turismo)