Prosseguem em ritmo acelerado as obras de saneamento básico e infraestrutura da rua Senhor dos Passos, no bairro Corbiniano Freire. O projeto vem sendo executado por equipes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e, segundo o gerente de Saneamento, Aílson Souza, estará concluído num prazo de 15 dias, “com a substituição da rede de esgoto condominial por uma rede convencional com tubos de 150 milímetros”.
Ele explica que os dutos estão sendo substituídos por um material marron ocre, com maior durabilidade e maior resistência. A Emasa está implantando 600 metros de rede na área do antigo Pau Caído, o que beneficiará a mais de 200 famílias que contarão com saneamento básico de qualidade, com a eliminação da antiga rede que apresentava problemas de entupimento e quebras freqüentes.
Aílson Souza explica ainda, que as obras serão complementadas com a limpeza do canal resolvendo de uma vez por todas os alagamentos e inundações na área de baixada, onde estão diversas residências e um campo de futebol que é utilizado pela comunidade da rua Senhor dos Passos. As obras serão complementadas com o alargamento do principal acesso ao bairro e remoção de barracos na margem esquerda da pista de rolamento, para obras futuras de urbanização da área.
Segundo o diretor do Departamento de Projetos e Engenharia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), engenheiro Sóstenes Vilas Boas Souza, assim que a Emasa concluir as obras de saneamento, “vamos iniciar de imediato o patrolamento das ruas, como foi determinado pelo prefeito Capitão Azevedo na elaboração do projeto executivo”, disse.
O engenheiro lembra que a Sedur tem um estudo da malha viária da cidade, que conta com um total de 1.168 logradouros, com 361,2 quilômetros de extensão, dos quais 157,2 quilômetros, o equivalente a 43,5%, não pavimentados, com necessidade dos serviços de base e revestimento em concreto asfáltico. A rua Senhor dos Passos interliga o Pontalzinho ao Novo Horizonte e não tem pavimentação.
As obras em execução pela Emasa foram elogiadas pelo morador da travessa Senhor dos Passos, Edvaldo Felício dos Santos, para quem o esgoto condominial existente apresentava problemas em vários pontos e era um risco permanente para a saúde da população, em especial das crianças. “Aqui era um lameiro horrível e os problemas se agravavam a cada dia em função dos remendos na rede que estourava em vários pontos, muitas vezes ao mesmo tempo”.
Edvaldo conta que nasceu no bairro, surgido a partir de um conjunto de barracos de madeira e hoje é formado por casas de tijolo e cimento, com água, energia e acesso à rede de esgotos. Ele acredita que depois destas obras o ideal seria a pavimentação da rua onde mora, uma viela estreita com passagem apenas para motos e bicicletas, que vão competir em alguns pontos com os postes da rede de energia.
A dona de casa Osilene Matias acredita que as obras realizadas pela prefeitura a partir de uma recente visita do prefeito Capitão Azevedo aos moradores da área, vão melhorar as condições de vida da população da área. “O maior benefício será para as crianças que vão poder brincar na rua sem o risco de contaminação dos esgotos. Aqui o problema era tão sério, que a gente nadava na lama”, comentou com humor sobre as dificuldades enfrentadas pela população do bairro antes da realização das obras de infraestrutura”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)