Os 200 mil moradores da microrregião formada pelos municípios de Itapetinga, Itororó, Macarani e Itambé em breve passarão a contar com o serviço móvel de urgência para atendimento às emergência médicas. Um convênio assinado pelos quatro municípios e o governo do estado e a União, vai permitir que o serviço do Samu chegue a essas localidades, garantindo um grande avanço na prestação dos serviços públicos de saúde.
O projeto foi elaborado pelas enfermeiras Marcela Soares e Vanessa Lacerda, de Itapetinga, onde será sediada a base do Samu regional. Após a assinatura do convênio, no auditório da Coopardo, em Itapetinga, o prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, destacou a importância do Samu. “Todo município deve lutar para ter esse serviço, independente da quantidade de moradores. Itororó, apesar de pequeno, se encontra à beira de uma importante BR, a 415, o que já torna o serviço essencial.
Para a secretária da Saúde de Itapetinga, Kally Cristina, o Samu vai conferir melhor qualidade no atendimento de urgência e emergência, garantindo um suporte de vidas e maior resolutividade das ações, com melhorias também no encaminhamento dos casos aos centros médicos. “O Samu trabalha com pessoal treinado especificamente para esse tipo de atendimento. Isso garante rapidez e segurança, o que pode significar a diferença entre uma vida salva e uma perdida”.
Luta - Cada município pactuado terá uma ambulância de suporte básico, enquanto Itapetinga, que será a base do serviço, vai dispor de uma ambulância de suporte avançado e duas “motolâncias”. Mesmo sendo cidades diferentes, o serviço manterá a marca da rapidez e eficiência, garantem os representantes do serviço. Itororó, por exemplo, fica a apenas 15 minutos de carro da base, Itapetinga.
O serviço regionalizado do Samu é resultado da luta junto ao governo do estado empreendida pelos prefeitos José Carlos Moura, de Itapetinga, Adroaldo Almeida, de Itororó, Antônio Carlos, de Macarani, e Moacir Andrade, de Itambé, com apoio do deputado Geraldo Simões. A previsão de início do novo serviço é entre o final deste ano e o início de 2010. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)