Desde que foi reinaugurado, no último dia 25 de agosto, o Núcleo Municipal de Atenção Especializada J. M. M Neto (NAE) ampliou seus serviços e vem oferecendo a realização dos exames de sonda e de colostomia, além de assistência à reabilitação e à inclusão social de pessoas portadoras de deficiências físicas. Diariamente, o núcleo atende uma média de oitenta pessoas, entre crianças e adultos, que possuem paralisia cerebral ou que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou qualquer outra enfermidade ou acidente com repercussão física.
De acordo com a coordenadora do NAE, Alessandra Pedroso, após a grande reforma, que incluiu total readaptação do local para pessoas com deficiência física, entre outras melhorias na infra-estrutura, vem sendo possível aumentar o número de atendimentos, passando de setenta para cem, e “também possibilitar melhores condições de tratamento ao paciente. O NAE também disponibiliza transporte, medicação e equipamentos para a locomoção como cadeiras de roda e de banho, entre outros. Ainda de acordo com Alessandra para realizar os exames é necessário que o paciente realize o cadastro junto ao núcleo. “No caso dos pacientes que precisem da bolsa de colostomia, após o cadastro, o paciente passa a ter acesso a um kit mensal de bolsas, e de acompanhamento periódico com enfermeiros.
Com relação ao exame de sonda, a coordenadora do NAE explicou também é necessário que o paciente realize o cadastramento. “Além do exame, no NAE também é realizado todo o tratamento. Desta forma, o tratamento e a cura do paciente são agilizados, permitindo uma melhor qualidade de vida do público em questão. Sua equipe interdisciplinar é formada por oito fisioterapeutas, dois médicos (ortopedista e neuropediatra), dois psicólogos, dois fonoaudiólogos, um assistente social, um terapeuta ocupacional, técnicos em enfermagem, entre outros profissionais. O Núcleo Municipal de Atenção Especializada J. M. M Neto (NAE) funciona na Avenida Soares Lopes, s/n, e funciona das 7 às 17h. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3633 – 5640. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)