Saúde e Assistência Social e Trabalho em campanha contra a osteoporose

Realizar o diagnóstico precoce e garantir o tratamento gratuito da osteoporose é o objetivo da campanha deflagrada pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Trabalho. A iniciativa que realizará a triagem para a detecção da doença vai percorrer as principais unidades de saúde do município buscando o público-alvo da campanha: homens e mulheres com idade acima de 40 anos. Na sede da Assistência Social, a mobilização acontece paralelamente ao cadastramento do transporte gratuito para os idosos “o que vai facilitar o contato com o público-alvo da campanha”, afirmou o secretário Augusto Macedo. O exame pode ser feito na seda da secretaria, nas terças e quintas-feiras, durante o horário de funcionamento, de 8h às14h, por uma equipe da secretaria de saúde.

Já nas unidades e PSFs a iniciativa será feita nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, cada unidade realizará 80 consultas para a detecção da osteoporose. O cronograma de atendimento para a triagem será iniciado nesta quarta-feira (09) nas sedes I e II do Programa Saúde da Família do Basílio e no dia 11 as consultas para a detecção da doença serão realizadas no Centro de Saúde do Vilela, visando também o público dos quatro PSFs do bairro, que poderá se dirigir ao local e realizar o exame preventivo. Nos dias 14 e 16 o atendimento acontece no Centro de Saúde Avançado da Zona Sul (Hernani Sá) e na Unidade Básica de Saúde de Olivença, respectivamente.


No dia 18 é a vez da dos PSFs I, II e III do bairro Nossa Senhora da Vitória, que também vai contemplar o público do PSF do bairro Ilhéus II. No dia 21 a triagem para a detecção da osteoporose acontece na Unidade Básica de Saúde Almiro Vinhais e no dia 23 chega até a Unidade Básica de Saúde do Banco da Vitória, atingindo a população atendida na Unidade Básica de Saúde de Vila Cachoeira. Dando prosseguimento à programação, dias 25 e 28 o exame será realizado no PSF I do Salobrinho (e que também será voltado para o público atendido no PSF II do bairro) e na Unidade de Saúde do Iguape (e que também será disponibilizado ao público do PSF deste mesmo bairro), respectivamente.

No dia 30 deste mês, o exame será disponibilizado na Unidade de Saúde Sarah Kubistchek e também será voltado para o público do PSF do Alto do Coqueiro. No dia 02 de outubro a campanha de prevenção contra osteoporose chega Unidade Básica do CSU e atingirá ainda o PSF da Barra e a UBS do São Miguel. No dia 05 o exame será disponibilizado no PSF da Conquista e também será voltado para o público da Policlínica Halil Medauar. No dia 07 o atendimento acontece nos PSFs I e II do bairro Nelson Costa e também tem como alvo a UBS do bairro, já no dia 09 a campanha se encerra com atendimento na unidade básica de saúde Herval.

A secretaria de Saúde do município, Marleide Figueiredo, explicou que o exame é simples e tem duração média de 5 minutos. “É importante que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce visando a prevenção da doença. Porém, caso seja necessário, o tratamento também será disponibilizado gratuitamente”. A osteoporose é uma doença óssea metabólica, cuja fratura é sua principal manifestação clínica. Ela é ocasionada pela diminuição da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura. A fratura do fêmur é a conseqüência mais dramática da osteoporose e 15% a 20% dos pacientes com fratura de quadril morrem devido à fratura ou complicações pós-cirúrgicas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)