Situado a cerca de 130 km da sede de São Desidério, o distrito de Roda Velha recebe há mais de três meses o atendimento itinerário da Secretaria de Assistência Social. A equipe formada por 14 funcionários que atendem aos diversos serviços da Assistência Sociais realizou a identificação das principais demandas do distrito.
Para a secretária de Assistência Social, Gabriela Nogueira, esta é uma forma de estreitar os laços entre a secretaria e a sociedade. “Assistência social vai muito além da ideia de doação, queremos ampliar nossos trabalhos e facilitar o acesso aos serviços da secretaria àquelas pessoas que moram distante”.
Gabriela lembrou que em média um morador do distrito gasta R$ 30 entre transporte e estadia em um dia na sede. E que este valor custa muito para as famílias que se encontram abaixo da linha da pobreza, por isso algumas famílias não efetuaram o cadastro único – documento que identifica as famílias carentes do município.
É o caso de Laudenice Pereira de Lima. Ela participou pela primeira vez das reuniões promovidas pela secretaria em Roda Velha de Cima e de imediato recebeu as informações necessárias para se cadastrar e possivelmente ser beneficiária do Programa Bolsa Família. “Quando fiquei sabendo desta reunião estava em dúvida se deveria participar, mas decidi vim e agora sei que fiz a escolha certa”.
Os moradores receberão atendimento do Bolsa Família, Conselho Tutelar, Casa da Família, Centro de Convivência do Idoso, o acompanhamento de enfermeira – parceria com a Secretaria de Saúde - , assistente social e da secretária. Para completar os trabalhos membros da defensoria pública também atuarão no distrito.
Em Roda Velha de Baixo mais de cem pessoas estiveram presentes na reunião em que a secretária e os demais servidores prestaram esclarecimentos e orientações. Na oportunidade foi realizado atendimento domiciliar para aqueles que não conseguem se deslocar de casa, a exemplo de Feliciana Barbosa que tem dois irmãos com problemas mentais e necessitam de suporte psicológico. “Solicitei o atendimento domiciliar à enfermeira e hoje a psicóloga e o assistente estão aqui, é difícil sair com meus irmãos de casa, imagine levá-los até a sede, por isso o apoio que a secretaria vem nos dá é tão importante”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)