Itabuna inicia vacinação contra a poliomielite

A Campanha de Vacinação contra a poliomielite em Itabuna começou na segunda-feira (18) e vai até o dia 19 de setembro. A ação da Secretaria da Saúde do município, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, tem como meta vacinar aproximadamente 17.540 crianças menores de cinco anos. A campanha, que apresenta o slogan “Não dá pra vacilar. Mais uma vez tem que vacinar”, tem como principal objetivo manter a erradicação da doença no Brasil.

Com o objetivo de alcançar a meta de 95%, ou mais, na cobertura da vacinação, estão mobilizados para o desenvolvimento da campanha todos os postos de saúde, além de unidades volantes espalhadas em toda a cidade, que funcionarão das 8 às 17 horas, com profissionais de saúde preparados para atender as crianças. A vacina, que é gratuita, apresenta cerca de 90% a 95% de eficácia e contém as cepas do poliovírus tipos: 1, 2 e 3, sendo que a 1ª dose já protege dos três tipos de vírus polio. No entanto, é necessário que a criança tome as três doses recomendadas pelo Ministério da Saúde para ficar totalmente protegida. Estudos apontam que a vacina é a medida mais efetiva na prevenção da doença, estimulando o sistema imunitário, preparando-o para enfrentar a infecção.


Segundo a coordenadora de imunização, Camila Silva Brito, além da vacina contra a polio, estarão disponíveis as vacinas de rotina: hepatite B, rotavírus, tetravalente (contra difteria, tétano e coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), BCG e febre amarela. A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença infecto-contagiosa grave, que pode causar sérias lesões no sistema nervoso. Os efeitos da doença são mais comuns nos membros inferiores, mas também podem acontecer em outras partes do corpo. O vírus pode ser transmitido pelo ar e pelas fezes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)