A Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira-Ba, na última quarta-feira, dia 19 de agosto estava repleta de estudantes, líderes comunitários, agentes sociais e de saúde, além de representantes da sociedade civil organizada que se reuniram em torno do tema “Participação e Controle Social no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Num espaço genuinamente democrático todos participaram da exposição temática e manifestaram as suas opiniões.
A II Conferência Municipal de Assistência Social tem como principal objetivo levar ao conhecimento da população os serviços sociais disponíveis e o funcionamento das diretrizes sociais que hoje permeiam a esfera municipal, estadual e federal. Num discurso simples embora aprofundado, as palestrantes se fizeram entender com bastante clareza e desde às crianças presentes às autoridades que ali estavam captavam com facilidade a idéia proposta. A linha de raciocínio partia de um breve histórico das distorções sócio-econômicas e apresentava uma série de medidas que pudessem promover a igualdade de oportunidades.
No evento foram levantadas as questões referentes ao direito da mulher, sendo inclusive distribuída uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha. A discussão além de aproximar o cidadão das ferramentas disponíveis pelo poder público para reduzir as desigualdades sociais, traz uma idéia revolucionária. Ao invés de engessar o discurso ao seu modo na intenção de introduzir na mente das pessoas as suas idéias e convencê-las de em prol de interesses mesquinhos de cunho político-partidário ou por mera conveniência particular, os palestrantes oferecem um espaço aberto às críticas, buscando ouvir o que os usuários dos serviços do SUAS tem a dizer, já que é para eles que é direcionado todo o trabalho do Sistema Único de Assistência Social.
Desde janeiro, a Prefeitura de Governador Mangabeira tem se empenhado a realizar iniciativas de promoção da assistência social à população que se encontra em situação de risco, ou seja, na margem de vulnerabilidade. Entre as principais medidas, está a distribuição de milhares de cestas básicas devido ao longo período de estiagem, que atingiu o município no início do ano e a reconstrução de casas em risco de desabamento o que representa um investimento de mais de R$ 1 milhão. Além disso, uma série de cursos profissionalizantes gratuitos vem sendo oferecidos pela nova gestão municipal.
As crianças e jovens hoje contam com a aula de ballet gratuito no município, atividade esta que normalmente é praticada pela classe média e alta e que agora com a inovação da iniciativa municipal passa a ser oferecido gratuitamente a todos sem distinção. Para muitas crianças esta é a realização de um sonho, como inclusive algumas delas fazem questão de afirmar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Governador Mangabeira)