A Secretaria da Indústria e Comércio de Itabuna quer coibir o abuso do som alto praticado por comerciantes e consumidores, normalmente em bares e vias públicas, e ao mesmo tempo garantir o sossego e a tranqüilidade dos moradores que se sentem prejudicados por essa prática. Para isso, a Prefeitura iniciará, a partir da próxima segunda-feira (24), a fiscalização que será feita pela Patrulha do Sossego. O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito, Ministério Público e Polícia Militar, conforme adianta o titular da Industria e Comércio, Carlos Leahy. A Patrulha do Sossego foi criada depois de muitas reclamações feitas por moradores do bairro Pontalzinho, sobretudo os que residem próximo à praça do Trabalho. Eles alegam que além do som alto na maioria dos bares, os comerciantes ainda ocupam as calçadas e ruas com mesas e cadeiras, o que complica a circulação de pedestres e veículos no local.
O secretário lembra que, desde o início do atual governo, a Prefeitura vem tentando conscientizar donos de bares, comerciantes e também os profissionais que trabalham com carro de som, no sentido de minimizar o problema tanto no centro quanto nos bairros da cidade. “Infelizmente, alguns deles não têm respeitado esse acordo, por isso iniciaremos uma fiscalização mais rigorosa”, garante.
Os donos de bares já notificados, segundo Leahy, que não respeitarem o acordo terão seu estabelecimento interditado e o som recolhido. A fiscalização vale também para os proprietários de cavalos, que costumam deixar os animais soltos nas ruas enquanto se divertem nos bares. “É preciso que as pessoas se conscientizem dos inúmeros problemas que animais soltos nas ruas ocasionam, como riscos de acidentes e a sujeira deixada por onde passam.
Leahy disse que a pretensão da Prefeitura não é punir os comerciantes nem consumidores que abusam do som alto ou dos proprietários de animais, mas sim o de garantir a paz e a tranqüilidade da população que se sente prejudicada. “Se desejamos uma cidade tranqüila, harmoniosa e boa para se viver dentro dos padrões da normalidade, precisamos da colaboração de todos”, apela. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)