A participação e controle social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o tema principal da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, iniciada ontem, quinta-feira (20) em Ilhéus, considerado um importante instrumento de controle social. Durante dois dias serão debatidos o desenvolvimento e a melhoria das políticas públicas que norteiam o serviço social na cidade, bem como um melhor entendimento dos programas que funcionam no município. O SUAS, implantando em todo país em julho de 2005, trouxe significativas mudanças para área social, contribuindo para um novo modelo de gerenciamento e controle das ações e reafirmando o papel dos governos municipal, estadual e na oferta de serviços e programas socioassistenciais em parceria com a sociedade civil, de maneira contínua.
Assistentes sociais, psicólogos, estudantes comporam o público que esteve presente a abertura do evento pela manhã no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. Além do vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre e do secretário Municipal de Assistência Social, Augusto Macêdo, fizeram parte da mesa a presidente da Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia, Maria José Rodrigues; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Tatiana Passos e os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Sul, Gustavo kruschewsky; da 6ª Dires, Sonilda Melo e da Câmara Municipal, o vereador Tarcísio Paixão.
O esforço da atual gestão em fortalecer políticas públicas de atendam aos direitos de todo e qualquer cidadão foi um dos pontos destacados Maria José Rodrigues e por Sonilda Melo durante a cerimônia de abertura. “A participação social é fundamental para que dessa conferência saiam políticas públicas que ajudem efetivamente a melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Sonilda. O vereador Tarcísio Paixão também parabenizou a atual gestão pela iniciativa e lembrou do importante papel desempenhado pelos profissionais da assistência social. “Eles são decisivos na aplicação dessas políticas atuando diretamente com o público beneficiado”.
O secretário Augusto Macedo falou da parceria com o Conselho Municipal de Saúde na formulação e fiscalização de políticas que estejam de acordo ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no município. “Esse trabalho conjunto vem permitindo a democratização das discussões junto aos agentes que efetivam essas políticas como, e principalmente, pela sociedade e por grupos sociais organizados que representam os interesses de idosos, de pessoas com algum tipo de deficiência, etc”. O vice-prefeito Mário Alexandre encerrou a abertura do evento, lembrando que “a participação popular é fundamental para validar este processo de discussão para a construção de novos projetos sociais”.
Programação – Durante os dias, a Conferência será acompanhada por uma tradutora de libras, facilitando a comunicação com portadores de necessidades auditivas e reforçando a idéia da Secretaria de Assistência Social em ampliar essas discussões entre todos os seus beneficiados. Também fazem parte da programação do primeiro dia da Conferência a apresentação da Filarmônica Capitania de Ilhéos, e após intervalo para almoço, palestra com Dulce Marinho e formação dos grupos de trabalho durante toda a tarde, encerrando às 18h.
Nesta sexta-feira (21) as atividades serão iniciadas com plenária geral com “Apresentação, apreciação e votação das propostas dos GTs”, durante toda a manhã. Á tarde acontece nova plenária, votação dos delegados que representarão a cidade durante a Conferência Estadual de Assistência Social, mesa de encerramento e entrega de certificado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)