O prefeito Capitão Azevedo quer Itabuna incluída e em destaque no cenário turístico de negócios. Potencial o município tem para isso, afirma o prefeito. Para discutir o assunto, será realizado o I Seminário do Trade Turístico de Itabuna, programado para a manhã de hoje, dia 5, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro da cidade. Na programação constam três palestras; a primeira sobre a Impotência do Turismo de Negócio no Crescimento Sustentável será feita pela professora da Unime e empresária, Karina Midlej Harfush. O também professor da Unime, Paulo Peixinho, abordará o Turismo de Eventos e Negócios. A última palestra será feita pela secretária de Turismo da Prefeitura de Itacaré Diana Quadros, que falará sobre a Motivação do Trade Turístico com a participação pública e privada. O evento tem a participação da Secretaria de Indústria e Comércio de Itabuna e conta com o apoio do Sebrae.
O objetivo do encontro, segundo o prefeito, é envolver empresários locais no desenvolvimento do turismo de eventos e negócios, aproveitando o reconhecimento do município como uma cidade de turismo de negócios e no cenário baiano. “Itabuna também é reconhecida pelo seu apoio incondicional ao turismo”,afirma Azevedo. Ele ressalta que o seminário é apenas uma das ações do seu governo no sentido de transformar o município num pólo de turismo de eventos. Ele lembra que a cidade já promove o melhor carnaval do interior, o primeiro carnaval antecipado que ficou conhecido em todo o país. Com relação ao São João ele disse que pretende incrementar a festa a partir da realização de feiras, encontros, eventos esportivos como motocross, enduros e tantos outros eventos que venham contribuir para movimentar o setor.
Além de um museu na cidade, (o Casa Verde), o prefeito informou que pretende recuperar a Casa de Jorge Amado, além de fazendas de cacau, o que, na opinião dele vai contribuir para o fortalecimento do turismo rural. O seminário será aberto à participação de empresários do setor de hotéis, pousadas, restaurantes, agencias de transporte de turismo, bancos, instituições e lojistas de modo geral. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).