Prefeitura reestrutura unidade de saúde de Nova ferradas

Cumprindo o compromisso de priorizar a saúde pública de Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo determinou a reestuturação física das unidades de saúde do município. Uma delas foi a Unidade Básica de Saúde Ubaldo Dantas, no bairro Nova Ferradas, cujas obras já foram concluídas. A unidade também já conta com a presença de um clinico geral e o número de atendimento que antes era pouco mais de 50 pacientes por dia hoje já ultrapassa os 200 pessoas atendidas, sendo 60 só para clínica geral, segundo informou o administrador, Osvaldo Vital Santos, o Zito Sergal.

O administrador conta que a unidade estava sem funcionamento há mais de um ano por falta de médico. Os serviços oferecidos para a comunidade também foram ampliados, como pesagem, distribuição de medicamentos, vacinas e atendimento a gestantes. A unidade de saúde do bairro Nova Ferradas conta com sete técnicos em enfermagem e 11 agentes de saúde. “Hoje o movimento aumentou porque estamos seguindo o que o prefeito nos pediu: oferecer à comunidade um serviço de qualidade que satisfaça a todos”, ressalva Zito Sergal.
A aposentada Joana Maria de Carvalho, 65 anos, ressaltou a importância da unidade para os moradores locais e disse que está satisfeita com os serviços oferecidos. “Com essa idade, não posso mais pegar ônibus nem andar muito, por isso é maravilhoso ser atendida perto de casa”, comemora. A dona de casa Alana Novaes também elogia a iniciativa do prefeito. “Tenho tudo aqui. Fiz meu pré-natal, agora a minha criança é atendida na unidade do meu bairro, sem precisar sair para a cidade, que é muito longe”, diz ela. A única queixa dos moradores é a oferta de mais médicos. “O posto está bom, mas só um clínico não atende nossas necessidades”, diz João Firmino da Cruz.
Semana do Hipertenso - Uma passeata nas ruas de Ferradas, marcou o encerramento da Semana de Prevenção e Controle de Hipertensão Arterial, numa iniciativa da Unidade de Saúde Familiar Dr. Manoel Rodrigues. O objetivo do evento foi mostrar à comunidade que, mesmo com a doença, é possível uma pessoa levar uma vida normal como qualquer outra. “É preciso que elas tenham uma dieta saudável, saibam usar corretamente os medicamentos, fazer exercícios regulares, evitar fumo e bebidas alcoólicas e sempre controlar o peso”.
A semana de controle da hipertensão foi marcada com uma série de palestras e atividades com a participação de mais de 200 pessoas. O atendimento na unidade de saúde é diário e os pacientes que não podem se locomover, o médico vai até a sua residência, segundo a enfermeira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)