Conferência da Igualdade Racial tem sua programação definida

Ilhéus fará nesta terça-feira (5) sua primeira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento, que será realizado durante todo o dia no Ilhéus Hotel, definirá políticas públicas a serem aplicadas pelo poder público municipal para garantir acesso de todos os ilheenses à plena cidadania. Como é preparatório para a edição estadual, também terá um documento final, que será apresentado na versão estadual da Conferência de Promoção da Igualdade Racial. A programação já foi definida, assim como os temas e os palestrantes.

Os organizadores programaram um dia de atividades culturais e muita discussão e reflexão sobre o tema. Serão ministradas palestras e atividades em grupo pela manhã e pela tarde. O prefeito Newton Lima vai participar da conferência, fazendo a abertura dos trabalhos, às 8h30min. Em seguida os conferencistas terão a palestra do professor Eduardo Régis, que vai falar sobre “O Movimento Negro e as Políticas Públicas de Ações Afirmativas”. Ao longo do dia serão ainda ministradas outras duas palestras: “Os Quilombos”, com o professor João César, e
“Panorama das Leis Municipais de Promoção da Igualdade Racial no Brasil”, pela professora Rachel de Oliveira.
Ao final do dia, será redigida e aprovada a Carta da Conferência, um documento que servirá de base e diretriz para o poder público municipal formular suas políticas públicas de promoção da igualdade racial, com a participação direta dos movimentos sociais e dos segmentos representados na conferência.
Toda a construção da conferência foi coletiva e teve a participação dos segmentos e movimentos ilheenses, a exemplo do movimento negro, quilombolas, indígenas, povos de terreiros, terceira idade, pessoas portadoras de deficiências físicas, grupos culturais, artistas e educadores entre outros. “Para nós foi imprescindível a participação de todos. A conferência tem a cara dos movimentos e segmentos, que representam justamente a base, ou seja, aqueles que, no seu dia a dia, vivenciam as dificuldades ainda existentes pela desigualdade racial em nossa cidade”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Governo, Aldircemiro Ferreira (Mirinho).(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).