Secretaria de Saúde intensifica vacinação com idosos em Ilhéus

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, que prorrogou até o dia 16 o prazo para vacinar pessoas com mais de 60 anos contra a gripe, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde intensificou algumas ações para garantir que a população idosa da cidade seja vacinada durante este período. Desde que a campanha começou em Ilhéus, mais de 8 mil idosos já foram imunizados. O trabalho, que foi iniciado com dez equipes móveis na zona rural, teve o ponto alto no último dia 25 – Dia Nacional da Campanha contra a gripe – e ganha novo reforço com ação de imunização nas agências de bancos.


A iniciativa visa atingir as pessoas idosas que costumam freqüentar os bancos neste período do mês para receber o pagamento de aposentadorias. De acordo com a coordenadora de imunização do município, Kátia Chagas, equipes já estão de prontidão para aplicar a vacina contra o vírus influenza. “Elas estarão posicionadas na frente das agências localizadas na Marquês de Paranaguá (centro comercial), das 8 da manhã até o horário de fechamento dos bancos, e qualquer pessoa com mais de 60 anos que ainda não tenha sido imunizada poderá ser vacinada”, salientou. A vacina estará disponível em frente às agencias no centro da cidade até a próxima sexta-feira (8) e continua à disposição da população em todos os postos fixos de saúde, além de contar com o reforço das unidades móveis.

Todas as semanas, as equipes móveis visitam igrejas, associações de moradores e demais entidades que agrupam uma significativa quantidade de idosos. Em Ilhéus, a meta da Secretaria de Saúde é de imunizar 80% da população com mais de 60 anos, que corresponde a 19.750 pessoas. Desde que a campanha foi iniciada, no último dia20, mais de 8 mil idosos já foram imunizados. De acordo com a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, mesmo com a prorrogação do prazo as equipes estão intensificando o trabalho para que a meta seja atingida dentro do prazo, “garantido que os idosos da cidade estejam livres dos riscos da doença”.

A vacina contra a gripe tem ação durante 12 meses e é o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e de suas complicações. A vacinação protege contra os incômodos causados pela doença, como febre, indisposição, dor no corpo, falta de apetite e prostração, e sua atuação auxilia o sistema imunológico a concentrar suas forças para um contra-ataque rápido. Em todo país, a meta do Ministério da Saúde é de vacinar cerca de 20 milhões de idosos. Desde que a campanha. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).