Parceria viabiliza ações ambientais em Itabuna

A Trifil foi uma das primeiras empresas itabunenses a aderir ao Programa de Humanização do rio Cachoeira, que vem sendo implementado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de forma integrada com outras secretárias e instituições. Para a diretora de Meio Ambiente, Maria Luzia Mello, o programa também vai envolver outras empresas que vão atuar no apoio ao plantio de espécies nativas e fruteiras nas margens do rio ou na adoção de bairros da periferia para arborização.

Lembra, Maria Luzia, que a Trifil, historicamente, sempre teve uma atuação na área ambiental e há vários anos vem atuando em parcerias com o município de Itabuna e outras prefeituras da região, cedendo inclusive bombonas de uso industrial que são utilizadas como lixeiras em cerca de 10 localidades ribeirinhas. “A empresa também retoma agora o trabalho de limpeza do rio Cachoeira, promovendo a retirada de baronesas e de objetos jogados nas suas águas”, disse.
Maria Luzia Melo explica que o trabalho do barqueiro contratado pela Trifil é complementado por uma equipe de dois ajudantes cedidos através da secretarias da Agricultura e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, que realizam o apoio as ações realizadas diuturnamente, com uma embarcação de pequeno porte.
Ela explica que para o plantio de mudas em áreas ribeirinhas vem sendo realizadas gestões com o Hospital de Olhos Beira-Rio, clínica Ciam, Hospital de Olhos Ruy Cunha, Tarik Plaza Hotel, Posto Universal, além da Gávea, Prospect Propaganda, Mirasul e Posterlândia, que vão investir na produção de out-doors do Programa de Humanização do Cachoeira.
Para Antônio Sérgio Bueno, da Trifil, a empresa sempre atuou com um foco na área da responsabilidade social e ambiental contribuindo no possível para a solução de problemas. No caso do projeto ambiental que está sendo retomado, o barqueiro realiza serviço de limpeza no Rio Cachoeira, com ênfase voltada para o corte das baronesas. No serviço patrocinado pela TriFil o barqueiro utiliza todos os equipamentos de prevenção individual de acidentes (EPI) necessários para manter a sua segurança durante as atividades, que atendem a um cronograma que leva em conta as áreas de maior concentração de baronesas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)