Programa Biocombustivel desperta outras áreas de Poções

O Município de Poções avança no programa do Biocombustivel a partir do Gira Sol, elaborado após muitas conversas do prefeito Luciano Araújo Mascarenhas (PTB), junto a direção da Petrobras. O programa irá gerar emprego e renda para o trabalhador rural, tendo como base o produtor agrícola familiar. Segundo Eduardo dos Santos Barbosa, Técnico Agropecuário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poções, cuja entidade forma o conjunto de parceiros do programa com a Petrobrás, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Banco do Brasil e Coopasub. O cadastramento dos produtores para o projeto já está sendo feito na Associação das duas localidades: Lagoa Nova e Roçado Grande; também no Sindicato e na Secretaria.

Eduardo disse que a situação do agricultor no campo é difícil e este programa reuni tudo de bom e é cercado de garantias: aração e gradação das terras, a serem feitas gratuitamente pela Secretaria da Agricultura; assistência técnica também gratuitamente, feita com o apoio da Secretaria e do Sindicato; já a Petrobrás entra com as sementes, sacarias, transporte da produção e a garantia de compra com preço de mercado na cotação de Barreiras pelo mesmo preço da soja. Para o prefeito Luciano Mascarenhas o importante deste programa será a revitalização do setor agrícola do município e não mediu esforços para trazer o projeto, “sei que cada produtor irá ajudar a equipe que está a frente do programa, para aumentar a área, plantar não só nas localidades iniciais do projeto como em todo o município”, afirmou Luciano.
Eduardo salientou que esta cultura não prejudica o solo, o Gira Sol ajuda outras culturas como o café, nas terras que produzem café e assim por diante, “os técnicos reconhecem que o sistema climático das terras de Poções ajuda o programa do Biocombustivel, a qualidade das sementes atestadas pelo Ministério da Agricultura e as facilidades oferecidas pela Petrobras, fará do produtor um vencedor, elevando a sua renda, bem como devolve ao homem do campo o direito de ter uma melhor qualidade de vida”, concluiu Eduardo. O Secretário Mateus Cruz, disse ser importante o programa não só pela qualidade e garantia no plantio e na colheita, mas o poder de compra garantida no mercado atestada pela Coopasub, que vem ajudando e muito nossos produtores rurais no sistema cooperativo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)