O Porto de Ilhéus voltou a movimentar cargas de soja, com o embarque de 31.500 toneladas para a Noruega. A soja foi embarcada no navio Alexander Dimitrov, através de um acordo operacional com a Multigrain Agrícola S/A., que prevê a exportação de 120 mil toneladas em 2009, podendo ser ampliada para a movimentação de milho a granel.
Inaugurado há 40 anos, destinado basicamente à exportação de cacau, o Porto de Ilhéus passou a diversificar suas cargas a partir da década de 90, para enfrentar a queda na produção cacaueira. Nesse período, o Porto de Ilhéus já movimentou cargas, como toras de madeira da região norte de Minas Gerais; piaçava, sucos, couro, grafite, pedras ornamentais, café, algodão e blocos de granito da Bahia. Nos últimos cinco anos, chegou a movimentar uma media de 800 mil toneladas/ano de soja, mas o processo foi interrompido, trazendo enormes prejuízos para a comunidade portuária.
A Codeba está investindo R$ 16 milhões em obras de recuperação do cais, modernização de estruturas para ampliação da profundidade do porto de Ilhéus que sairá de 10m para 14 metros, o que permitirá a atração de novas cargas e operar com navios de maior porte. Além de oferecer incentivos tarifários para empresários com redução de custos de até 30% na utilização de infra-estruturas terrestre e marítima e, ainda, franquia de armazenagem de 30 dias para cargas que sejam produzidas a partir de 400 km do porto.