Problemática da dengue é discutida em Ilhéus em jornada de saúde

Como parte integrante da semana da enfermagem a problemática da dengue volta a ser tema central em jornada de saúde, numa ação conjunta entre a secretaria municipal de Saúde e a Faculdade Madre Thaís. A coordenadora do evento, professora Ana Maria Fontes, explica que a proposta contempla desde o comportamento epidêmico da doença, questões relacionadas à morbidade, complicações da dengue hemorrágica, protocolos de atendimento e relação ambiente e comunidade. A abertura está prevista para o dia 23 deste mês, no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus.

Sobre a importância da jornada, a professora diz que a faculdade abre o diálogo com a comunidade e as políticas públicas envolvidas nas ações de controle da dengue. “Este é o primeiro na área da saúde promovido pela instituição de ensino, cuja escolha do tema é bastante pertinente, considerando a magnitude dessa epidemia com o nosso estado e diversas regiões da Bahia. Entendemos que a Madre Thaís tem a responsabilidade social de construir junto às políticas na resolução de problemas que afetam a comunidade”.
Como expositores vão participar técnicos de entidades públicas de saúde, a exemplo das secretarias de Saúde de Ilhéus e do estado e diretores do Laboratório Central (Lacen). A coordenação dos debates está a cargo de professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). As são vagas limitadas. A inscrição pode ser feita no térreo da faculdade, situado na rua Araújo Pinho, 7, antigo prédio da Embratel. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)