Durante estes meses do Governo Juventude em Ação, o município de Poções esteve presente em todos os eventos de saúde promovido pela Dires ou pela Secretaria Estadual de Saúde, informou a Coordenadora Geral de Saúde, Jaquilene Lima dos Santos, a frente da equipe que participou da 1ª Mostra de Saúde da Família do Estado e o 1º Encontro do Nasf, realizado em Salvador.
Segundo Jaquilene este encontro buscou fortalecer a atenção básica de saúde no município, que vem sendo prioridade nas ações do governo em atenção primária, preventiva e promoção a saúde, tornando a nossa comunidade cada vez mais orientada para que possa desenvolver o auto cuidado saudável. Neste encontro que contou com a presença de mais de três mil pessoas de todos os municípios, Poções buscou o resgate da confiabilidade e conhecimento do que vem realizando aqui, que passou a ser seguido por muitos outros municípios. Os pontos discutidos como o encaminhamento dos PSFs e a participação em oficinas, serviu para absorver as experiências de outros locais que poderão melhorar o serviço prestado a população em nosso município.
Outro ponto importante que foi discutido se refere aos trabalhadores do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), a equipe participou de uma oficina onde os municípios informaram da implantação do seu núcleo e os dados colhidos irão ajudar na implantação do programa em Poções. Jaquilene disse ainda, “vamos esta ampliando o nosso quadro de profissionais para atender a rede de saúde básica, para fortalecer e direcionar os atendimentos dos PSFs existentes no município”, afirmou a Coordenadora.
Durante a mostra foi confirmado perante os municípios presentes, que Poções apesar de quase cinco (5) meses de governo, está em um estágio avançado e os dados comparativos com o mesmo período de 2008 mostram o avanço em saúde básica. O nosso conhecimento e prática serviram de modelo para outras secretarias. Na comparação dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2009 com os mesmos em 2008, os trabalhadores da rede básica mostraram no último dia 29 de abril no encontro realizado no Salão da Igrejinha, Jaquilene afirmou que em janeiro com duas unidades funcionando, reestruturando a rede e organizando o serviço, fechou janeiro com dois mil atendimentos; fevereiro e março onde já tinha os médicos atendendo e a casa mais estruturada e organizada, o atendimento dobrou em relação a janeiro de 2008, Jaquilene disse ainda, “esses números são do sistema e não meus, a meta desejada é chegar a toda a população que necessite dos serviços de atendimento, por isso que a Central de Marcação tem fila e uma demanda maior que estamos buscando suprir com a descentralização dos serviços, com a informatização das unidades de saúde municipal”, afirmou a Jaquilene.
Segundo a Coordenadora, a equipe trabalha hoje por orientação do secretário Dr. José Schettini Neto, com planejamento, para as necessidades da população, com a disponibilidade do orçamento. A execução das tarefas é feitas com transparência e clareza perante a população e os órgãos de fiscalização, “esse é o nosso foco, planejamento, demanda de atendimento básico, médio complexidade e de medicamentos, com cautela estamos planejando para atender a população em todas as necessidades de saúde”, concluiu Jaquilene. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)