CEPLAC vai recuperar estradas rurais em apoio a Ilhéus e Itabuna

Cerca de 40 quilômetros de estradas vicinais entre a BR-415 e a BA-262, no município de Ilhéus, serão recuperados nos próximos dias para facilitar o escoamento da produção das propriedades rurais da área e melhorar o acesso ao Instituto Biofábrica de Cacau, nas zonas do Rio do Braço e Banco do Pedro. Os termos da cooperação foram discutidos em reunião na manhã de quarta-feira, 13, na Superintendência da CEPLAC na Bahia, na rodovia Ilhéus-Itabuna.

O encontro contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Gesteira; do diretor-presidente do Instituto Biofábrica de Cacau, Moacir Smith Lima, do diretor-técnico Cláudio Mirabeau Dessimone Pinto e do superintendente da CEPLAC na Bahia, Antonio Zózimo de Matos Costa. O protocolo de intenções também terá a anuência da Prefeitura de Itabuna, cujas autoridades serão convidadas a integrar o esforço para recuperação da importante via que também serve ao distrito itabunense de Mutuns.
Para o prefeito Newton Lima, a interação institucional marca o retorno a projetos de desenvolvimento regional, tendo em vista à necessidade das estradas vicinais e a infraestrutura rural dos municípios de Ilhéus e Itabuna. “Vamos protocolar documento de intenções visando favorecer o produtor de cacau. Se tudo correr bem, dentro de oito dias estaremos em campo trabalhando para aproveitar as boas condições do tempo”, resumiu.
Já o superintendente Antonio Zózimo de Matos Costa destacou que a parceria favorecerá muitos produtores. “Uma das missões da CEPLAC é fazer esta região pujante, até porque atravessamos uma crise e temos de tirar proveito para promover o desenvolvimento”, afirma. O superintendente acrescenta que o escoamento da produção traz ganho econômico ao produtor e à sociedade. Pela cooperação técnica, a CEPLAC cederá maquinário e apoio técnico para recuperar um pontilhão, cabendo aos dois municípios a cessão de combustível e apoio logístico, o que inclui alimentação aos operários. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)