Projetos de habitação concorrem a prêmio internacional

O Prêmio UN-Habitat, do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, irá selecionar dois projetos destaque sobre soluções inovadoras e práticas aos problemas de habitação em qualquer país do mundo. A premiação será de R$ 31,5 mil, além da visibilidade mundial e reconhecimento do projeto. Municípios interessados em concorrer ao Prêmio UN-Habitat devem enviar seus projetos até o dia 1º de junho.

A sociedade civil, organizações e governos podem inscrever-se para concorrer ao prêmio. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda aos gestores que desenvolveram práticas voltadas à habitação a obterem a premiação para investir em outras idéias inovadoras da área. A organização do prêmio busca projetos que priorizem por moradias econômicas e acessíveis para a população mais pobre. Os projetos devem priorizar o público de pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais. A preocupação com os materiais que não danifiquem o meio ambiente e inovações técnicas são outros requisitos para a escolha do vencedor.
Os premiados serão anunciados durante uma cerimônia em outubro de 2010 em lugar ainda não definido. O custo com a passagem será pago pela Building and Social Housing Foundation (BSHF), organizadora do prêmio.
Premiações - Criado em 1985 pela BSHF, o objetivo do Prêmio UN-Habitat é reunir e compartilhar as melhores idéias e experiências voltadas à moradia e aplicá-las na administração local em todo mundo. (Fonte: CNM)