Representantes de Uruçuca, Canavieiras, Una, Itacaré, Maraú, Coaraci, Ibirapitanga e Almadina participam em Ilhéus do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. Além de capacitar técnicos, o objetivo é apoiar os municípios da Bahia na estruturação da sua capacidade de gestão ambiental, tendo em vista a organização dos sistemas municipais de meio ambiente. Os trabalhos foram iniciados segunda-feira (11) à tarde no auditório da Justiça Federal e se estendem até sexta-feira (15). A iniciativa é da secretaria estadual de Meio Ambiente, com coordenação da Superintendência de Políticas para a Sustentabilidade.
A iniciativa é parte integrante do programa de gestão ambiental compartilhada que visa apoiar o desenvolvimento de consórcios intermunicipais com vistas à gestão, licenciamento e monitoramento, além de atender, também, a necessidade de licenciamento das atividades de fiscalização e impacto local, sempre com o objetivo de garantir mais agilidade e qualidade na prestação dos serviços.
Gestão ambiental – Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, o programa de gestão ambiental compartilhada tem a finalidade de apoiar os municípios, tendo em vista a estruturação do sistema estadual de meio ambiente, com enfoque no processo de organização e ampliação dos municípios baianos para a gestão ambiental. O programa prevê atingir até o final de 2010 pelo menos 10 cidades.
A abertura do evento na Justiça Federal foi feita pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e doutor em planejamento, Paulo Eduardo de Oliveira, e pelo coordenador do evento e diretor do departamento da secretaria estadual de Meio Ambiente, Eduardo Barreto César Júnior. Também estiveram presentes Antonio Olímpio (secretário do Meio Ambiente de Ilhéus), Karine Cherubini (promotora de justiça em Ilhéus), Aline Valério Salvador (promotora de justiça em Itacaré), Antonio Fernando Ribeiro (presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Comdema) e Alfredo Landim (secretário de Indústria e Comércio), além dos vereadores Marcos Flávio e Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), entre outras autoridades. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)