Como forma de valorizar e incentivar os profissionais da rede Municipal de ensino, a Prefeitura de Itajuípe lançou o prêmio "Professor Cidadão Itajuipense 2009". Até o dia 31 de julho deste ano, os educadores que desejarem concorrer à premiação devem inscrever trabalhos relatando sua experiência a partir do projeto "Escola Cidadã em Foco". Os finalistas serão conhecidos em 15 de outubro, nas comemorações do Dia do Professor.
A expectativa da Secretaria de Educação de Itajuípe é que o prêmio venha a contribuir com a qualidade de aprendizagem dos alunos da rede Municipal. Como os concorrentes irão relatar suas as experiências educativas a partir do projeto "Escola Cidadã em Foco", espera-se que a aplicabilidade dos trabalhos em sala de aula gere resultados positivos para os estudantes, escola e comunidade em geral.
O prêmio "Professor Cidadão Itajuipense 2009" será dividido em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos. Cada educador poderá participar com apenas um trabalho, que deverá ser enviado à sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer no prazo estabelecido.
Os classificados em primeiro lugar terão seus projetos publicados em um jornal especial sobre o concurso, que será veiculado em todas as escolas da rede Municipal. Como premiação especial, as escolas dos vencedores do "Professor Cidadão Itajuipense 2009" receberá um acervo de 20 livros para uso do corpo docente e também dos alunos.
De acordo com o prefeito Marcos Dantas, a premiação dos professores será um estímulo para que se empenhem ainda mais e também se sintam elementos fundamentais não apenas para a sala de aula, mas também para toda a comunidade. "Entre 2007 e 2008, Itajuípe foi classificada como o município cuja gestão era referência em educação pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). E, com iniciativas como essas, pretendemos elevar ainda mais a qualidade do ensino municipal, beneficiando alunos e professores", declarou o prefeito.