STT apreende conduções clandestinas

A Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) de Camaçari realizou, ontem (16/04), mais uma blitz para apreender veículos que rodam irregular no Município. Até o momento, cinco conduções, entre carros de passeio, vans e microônibus, foram apreendidas realizando transporte clandestino. Os veículos irregulares faziam roteiro para Dias D’Ávila, Simões Filho, Orla, Pólo Petroquímico e outros municípios da Região Metropolitana. A operação conta com o apoio de duas viaturas, duas motocicletas, além de um guincho e um carro não padronizado que são utilizados por 10 profissionais, entre agentes de trânsito e fiscais de transporte.


Os veículos apreendidos são notificados e encaminhados ao pátio da STT. Os motoristas têm os documentos retidos, são enquadrados pelo Código de Trânsito Brasileiro e também penalizados com multas administrativas, que variam de acordo com a infração. A liberação do veículo só acontece após a devida regularização e quitação da multa aplicada.


De acordo o superintendente de Trânsito e Transporte, João Araújo, o setor de inteligência da STT, antes de ir a campo observou por 15 dias as conduções clandestinas, registrando imagens, bem como os horários e as rotas realizadas. “O objetivo da operação é manter a ordem no sistema de transporte de Camaçari”, é o que garante João Araújo, que faz um apelo à população para que não utilize os transportes irregulares.

De acordo com a STT, o Município possui 198 veículos autorizados para realizar o transporte de passageiros. Do total, 150 são veículos cooperativados e 48 pertencentes a duas empresas de ônibus. Ainda segundo a Superintendência, o número atende a demanda da cidade. “A blitz garante não só a ordem do sistema de transporte como também protege a integridade física dos usuários”, declara o chefe de gabinete da STT, Orlando Gomes. A Superintendência realiza constantemente fiscalização do transporte, tanto na regulação dos documentos, quanto na inspeção do veículo.

Na vistoria são observados a validade dos extintores, bem como as condições dos pneus, da chaparia e assentos. A intenção da STT é realizar as blitze com mais frequência, sem data e hora para acontecer. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).