Só este ano, a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Serviços Públicos de São Desidério, por meio da atual gestão, investiu na melhoria de aproximadamente 125 km de estradas vicinais. Cerca de três mil quilômetros de estradas cortam o município, todas conservadas pela Prefeitura por meio do Programa Permanente de Manutenção de Estradas.
De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Carlito Câmara, “após uma análise das condições das estradas de chão, em alguns casos, é necessário retirar pedras, excesso de areia na estrada ou laterais, facilitar o escoamento da água da chuva. Outras vezes o cascalho é espalhado para fazer algumas correções”.
Em alguns trechos o mato das laterais é rebaixado e toda a estrada é vasculhada com cascalho. Estradas que passam pelos povoados de Embalsador, Penedo, Morrão, Sítio do Rio Grande, Barreiro e Palmeiral já tiveram a reforma concluída. O trabalho, eleito como prioridade do momento para a secretaria, inclui a reativação de estradas como a de Estiva do Sítio e reformas das pontes que dão acesso aos povoados de Pedra e Roçado Velho.
Muitas dessas estradas estão na rota de transportes escolares, como a vicinal que dá acesso ao povoado de Manoel de Souza. “Antes mesmo do período chuvoso e com a proximidade do início das aulas, a secretaria se preocupou em realizar esses consertos para facilitar a passagem do transporte escolar”, acrescentou Carlito.
A estrada de São Desidério ao povoado de Riacho Grande, a 7 km passa por reformas. Também estão sendo reestruturadas vias utilizadas para o escoamento da produção agrícola no município, a exemplo da melhoria do trecho que sai da sede da Fazenda Tabuleiro à Br 020, num percurso de aproximadamente 35 km.
Para este mês de abril estão previstas as reformas das estradas das localidades de Marias, Curral Novo, Baixa do Coqueiro, Beleza e Buriti Seco. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério).