Comissão Municipal discute projeto do Complexo Portuário Intermodal

Em mais uma reunião mensal realizada quarta-feira (15) à tarde, no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede oficial do governo, ocorreu a quarta reunião da Comissão Municipal de Acompanhamento do Complexo Intermodal Porto Sul. Na pauta da reunião o Secretário de Governo, José Nazal Soub, coordenador da Comissão, prestou informações sobre as audiências realizadas no último dia 02 com o Coordenador das Políticas Governamentais da Casa Civil, Eracy Lafuentes Pereira e com o secretário de Infraestrutura, Antonio Carlos Batista Neves.Segundo o secretário o representante da Casa Civil solicitou ao Prefeito Newton Lima um prazo de trinta dias para apresentar à Prefeitura de Ilhéus o projeto do complexo portuário intermodal. Na audiência com o Secretário Batista Neves o prefeito solicitou que fosse concedido ao município acesso aos dados do levantamento aerofotogamétrico realizado pelo Derba.


A próxima reunião da Comissão está marcada para as 14 horas do dia 13 de maio, e por deliberação unânime dos participantes, ficou acordado que seja feito convite ao Ministério Publico do Estado da Bahia e aos representantes da BAMIM para que apresentem o projeto da empresa. Também ficou decidido que a Comissão solicitará formalmente aos órgãos governamentais informações sobre o andamento da Avaliação Ambiental Estratégica que está sendo realizado, com acesso aos relatórios preliminares já emitidos.

O representante da Colônia dos Pescadores, Márcio Vargas, fez uma denúncia referente a perfurações que estão sendo realizadas, sem o devido licenciamento e o analista ambiental da Bahia Mineração, Jorge Duque, disse que a empresa está realizando na zona norte de Ilhéus prospecções terrestres e no mar, “que são na verdade estudos do solo, furos para sondagem na retroárea que não causam impacto ambiental”.

Segundo o governo do estado, o traçado definitivo da ferrovia oeste-leste vai ligar Ilhéus, no sul da Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins, ao norte do país. A ferrovia vai percorrer ao todo 1 mil e 500 quilômetros, atravessando 32 municípios baianos distribuídos por 1 mil e 100 quilômetros. A ferrovia contará com recursos públicos e privados.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).