Camaçari reforça a rede de proteção social a crianças e adolescentes. Em maio, a Prefeitura assina um convênio com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para realização de um curso capacitação para os profissionais que atendem jovens em situação de vulnerabilidade social. O curso beneficia 40 pessoas e está previsto para acontecer entre 19 de maio e 4 de julho, no auditório da Vigilância Sanitária. A carga horária é de 48 horas/aulas. Serão abordados temas como Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Sistema Nacional de Medidas Sócio-Educativas (Sinase), Mediação de Conflitos e Importância do Vínculo Familiar.
Os profissionais beneficiados pelo projeto fazem parte da equipe dos Conselhos Tutelares da sede e orla, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e da Assistência Social, mais algumas entidades que atuarão como parceiras da iniciativa. De acordo com a especialista de programas da Unicef na Bahia, Wilma Camargo, a capacitação cumpre uma determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A proposta é promover a inclusão social de jovens e famílias, através da qualificação das condições de cumprimento de medidas sócio-educativas”, explica.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, esta é a primeira vez que a Prefeitura faz parceria com o Unicef. “A iniciativa abre portas para o trabalho de aprimoramento que a Sedes vem realizando com crianças e adolescentes de Camaçari”, assegura a secretária. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).