Ilhéus participa da campanha nacional de vacinação contra a gripe neste sábado, 25

A secretaria municipal de Saúde participa neste sábado, dia 25, das 8 às 17 horas, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, cuja meta municipal é imunizar 19 mil e 750 idosos a partir dos 60 anos de idade. Em Ilhéus, informa a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, a vacinação começou desde a última segunda-feira, dia 20, em todos os postos de saúde da cidade, devendo se prolongar até o próximo dia 12 de maio. Na zona rural, abrangendo vilas, povoados e distritos, o trabalho está sendo realizado por dez equipes, formadas, cada uma delas, por dois vacinadores.

A coordenadora de imunização do município, Kátia Chagas, salienta que, além dos postos de saúde, o trabalho de imunização contra a gripe conta com a participação de unidades móveis, que, durante toda a semana, estarão visitando igrejas, associações de moradores e demais entidades que possuam uma significativa concentração de idosos. “Para reforçar ainda mais esse trabalho, no sábado, 25, dia nacional de mobilização contra a gripe, estaremos utilizando nove unidades móveis e 40 postos fixos, divididos nas regiões norte, sul, oeste e centro da cidade”, enfatiza a coordenadora.
Ainda como parte da campanha de vacinação contra a gripe, no dia 24 de abril, as equipes de imunização estarão visitando a localidade rural de Aritaguá; dia 28, Castelo Novo; dia 29, Banco do Pedro; dia 4 de maio, Ponta do Ramo; dia 5, Carobeira e Juerana; dia 6, Pimenteira; dia 7, Inema, Couto e Santo Antônio; e dia 8, Banco Central. As demais localidades terão suas datas de visitação definidas nos próximos dias.
Brasil - No ano passado, 80% dos idosos foram vacinados em todo o Brasil, evitando as complicações decorrentes da gripe, como pneumonia e bronquites, e diminuindo, consideravelmente, as internações causadas pela doença nos idosos. A vacinação protege contra os incômodos causados pela doença, como febre, indisposição, dor no corpo, falta de apetite e prostração, além de possíveis complicações.
A vacina contra a gripe, que tem ação durante 12 meses, é o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e de suas complicações. Segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra gripe é composta por três tipos de vírus influenza (2 vírus influenza tipo A e 1 tipo B), sendo que esta composição é atualizada a cada ano com base nos dados de vigilância epidemiológica da gripe (dados clínicos e laboratoriais, fornecidos por uma rede mundial de centros de vigilância, inclusive com informações coletadas no Brasil, o que a torna adequada para o Brasil.
A vacina atua de modo a ensinar o sistema imunológico a concentrar suas forças para um contra-ataque rápido. Como os vírus apresentam mutações constantes nos seus antígenos (alvos imunológicos), hemaglutinina (HA) e neuraminidase (NA), isso impede que os leucócitos B e T, treinados pela vacina anterior, venham a se juntar a eles. Por isso, uma nova vacina deve ser produzida com os vírus das campanhas anteriores. A meta do governo federal é vacinar em todo o Brasil cerca de 20 milhões de idosos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)