Inaugurado o viveiro comunitário na maior área de biodiversidade do mundo

Aconteceu no feriado de terça-feira (21), dia de Tiradentes, a inauguração do Viveiro Comunitário SOS MATA ATLÂNTICA em Serra Grande, que fica na estrada Ilhéus/ Uruçuca. O evento, conduzido pelo secretário executivo do Instituto Floresta Viva, professor Rui Rocha, começou às 10 h da manhã, com a cantoria do artista de Serra Grande Pedro Ivo. Teve a presença de diversas autoridades políticas e empresariais da região sul da Bahia, ambientalistas, moradores de Serra e imprensa, que no final saborearam os deliciosos sucos e salgados. Fizeram uso da palavra, Ludmila Pugliese (Gerente da área florestal da SOS Mata Atlântica), Volney de Souza Fernandes (Coordenador do núcleo de restauração do Instituto Floresta Viva), Nilson Antônio (Morador de Serra, trabalhador do viveiro), Roberto Klabin (Presidente da SOS Mata Atlântica), Marcos Ferreira (Superintendente de Políticas Ambientais da secretaria estadual do Meio Ambiente) e o prefeito de Uruçuca e presidente da Associação dos Municípios da Região Sul, Sudoeste e Estremo Sul da Bahia (AMURC), Moacyr Leite, que assumiu o compromisso de lutar pela recuperação da floresta. O viveiro tem sessenta mil mudas de sessenta espécies.

Ludmila Pugliese contou que a SOS Mata Atlântica, juntamente com o Instituto Floresta Viva, no período de dois anos, já recuperou aproximadamente 65 ha da área florestal devastada, que equivale a sessenta campos de futebol oficiais. Roberto Klabin ressaltou que, “além de belíssimas praias e tranqüilidade, Serra Grande possui a maior área de biodiversidade do planeta; por isso é necessário que se construa a base, mantendo o local como pólo de desenvolvimento para todo o mundo”, concluiu. Marcos Ferreira pontuou que “a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos ajuda a integrar a comunidade e é uma fonte de geração de emprego e de renda”. A área do Viveiro Comunitário SOS Mata Atlântica foi cedida, gentilmente, por Guilherme Leal, da Natura. A construção do espaço teve o patrocínio da Fundação Bradesco e tem o apoio dos Institutos Arapyaú e Floresta Viva. Maiores informações podem ser obtidas pelo (73) 3239-6115.

A inauguração do viveiro encerrou a programação do Fórum Sul da Bahia Sustentável, iniciado na noite do sábado, 18 de Abril, tendo fechado seu ciclo de palestras na segunda-feira, 20 de Abril. No fórum - que se iniciava às 7h30 da manhã e término às 5 h da tarde, quando começava as intervenções artísticas locais - teve palestras proferidas por representantes de Organizações não Governamentais, Escola Dendê da Serra, empresas hoteleiras como Txai Resort, Vila Ecaporan e Vilas de São José, instituições financeiras com a Caixa Econômica Federal, Comunidades como a Quilombolas de Itacaré, além da secretária municipal de Uruçuca, Fabrícia Santos – ajudada pela coordenadora Célia Farias -, e pequenos agricultores, que aprenderam que é muito mais produtiva e rentável a prática correta de plantação, sem os artifícios danosos como a queimada da mata. Os pequenos produtores agrícolas vendem suas produções na feira de produtos orgânicos em Itacaré e nos hotéis, restaurantes e pizzarias próximos. Associação Embaúba, Caixa Econômica Federal, Care Brasil, Instituto Arapyaú, Instituto Cabruca, Instituto Floresta Viva, Ynatura, Prefeitura de Uruçuca, Txai Resort, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Vila Ecaporan e Vilas de São José contribuem com o desenvolvimento sustentável. (Fonte: Ascom do evento)