A cobertura dos fatos exige do jornalista político, além de um olhar maduro, um saber que vai permitir a produção de um noticiário com qualidade. Para tanto, este profissional precisa conhecer, além das técnicas do jornalismo, a história do Brasil e do Mundo, ter bom domínio sobre a análise do discurso, visitar bons autores, ter amplitude de leituras nas áreas da antropologia, sociologia, psicologia social, filosofia, economia entre outras do saber humano, para produzir análises coerentes, críticas sérias e embasadas, interpretações objetivas dos fatos, eventos e acontecimentos da área política.
No entanto, o perfil dos profissionais que atuam neste setor apresenta uma lacuna de apropriação destes saberes. Assim, para aqueles que pretendem atuar nesta área, o Colegiado de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho oferece o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo Político. O curso contempla disciplinas que vão proporcionar uma visão abrangente sobre as práticas, os sistemas, os discursos e as teorias políticas no Brasil e no mundo; a evolução histórica e a importância da política, da Antiguidade ao mundo moderno, contemporâneo e globalizado, com o propósito de instrumentalizar o profissional no gerenciamento dos conceitos que perpassam as mais variadas teorias e conceitos das atividades políticas e sua importância para a sociedade midiatizada e mundializada.
O curso dá ênfase ao conhecimento teórico com a intenção de utilizar deste mesmo conhecimento pelo jornalista nos processos de análise, crítica, produção e disseminação das comunicações sobre os assuntos políticos de forma mais adequada à compreensão e entendimento por parte do público.
Objetivos e inscrições - Qualificar os profissionais para o exercício da crítica, do comentário especializado, da análise, da produção de textos e edição, nas mais variadas mídias, em relação aos temas políticos, e, também, propiciar o conhecimento na área da docência na educação superior. O público alvo inclui profissionais de Comunicação, especialmente jornalistas; outros profissionais de áreas afins, principalmente ligados a esta área do conhecimento, interessados em conhecer o fazer jornalístico.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril, na Faculdade 2 de Julho (Av. Leovigildo Filgueiras, 81, Garcia). O candidato deve apresentar os seguintes documentos: cópia do diploma de graduação (frente e verso); cópia do histórico escolar da graduação com os registros até o semestre em questão, para o candidato que não tenha concluído a graduação; curriculum vitae; cópia da carteira de identidade, título de eleitor, CPF, certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino) e comprovante de residência; 2 fotos 3X4 recentes; comprovante de pagamento da taxa. (Fonte: Ascom da Faculdade 2 de Julho)