UESC se lembra do “Dia do Bibliotecário”

O Brasil comemora nesta quinta-feira (12) o “Dia do Bibliotecário”. Nesta data o bibliotecário tem muito que comemorar, “afinal é um profissional de grande valor, porque está profundamente ligado com a informação”. Esta é a opinião das bibliotecárias da UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz. “Todas as instituições, sejam elas públicas ou privadas, precisam organizar suas informações e, para isso ser feito de forma eficaz, é necessário contar com o trabalho de um profissional como o bibliotecário”, explica Silvana Reis, responsável pelo setor de periódicos da Universidade.

O bibliotecário é um mediador entre a sociedade e o conhecimento, é um elo entre a informação e o leitor. Os serviços desses profissionais garantem a qualidade da informação, além de administrar a biblioteca, centros e unidades afins. Entre as suas funções, gerencia a informação que a biblioteca tem, realiza pesquisas, busca de dados, para ajudar e facilitar a vida do pesquisador, dos estudantes, de todas as pessoas que precisam utilizar os serviços da biblioteca, centros e unidades de informação.
Na UESC - A UESC possui sete bibliotecárias, seis trabalham em horários diferentes, nos três turnos (das 7:45 às 21:45hs.) e uma está lotada na Editora da Universidade (Editus). São Elas: Eliene de Almeida Marques de Freitas (periódicos), Elizabete Passos dos Santos (diretora), Manoelita Maria dos Santos (processo técnico), Maria José Serrão Nunes (multimeios), Silvana Reis Cerqueira (periódicos), Suely Santana (referência) e Henriqueta Maura Lima de Souza (Editus).
A Biblioteca Central da UESC integra o conjunto arquitetônico do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, dotado também de auditório com 660 lugares e hall de exposições. Dispõe de uma série de serviços para atender às necessidades dos usuários, tais como: atendimento e orientação sobre uso do acervo e catálogos; programa de comutação bibliográfica; treinamento de usuários; disseminação seletiva da informação; empréstimo domiciliar; catalogação cooperativa; seção de multimeios e outros recursos.
A BC está aberta ao público das 7h45min às 21h45min, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8 às 12 horas. O acervo geral é formado por livros, periódicos, folhetos, teses, dissertações, monografias e multimeios. São mais de 45 mil títulos de livros cerca de 120 mil exemplares, além de 2.503 periódicos nacionais e estrangeiros gerais e especializados nas diversas áreas do conhecimento humano.
A Seção de Multimeios conta com um acervo de fitas de vídeo, CD-Rom, DVD, slides, mapas, fitas cassetes e disquetes, num total de 6.123 títulos, e cabines individuais. Dispõe de uma sala de projeções audiovisuais com capacidade para até 42 pessoas. O empréstimo domiciliar de livros é permitido aos alunos, professores e funcionários da Universidade. No espaço da BC funciona também uma livraria na qual podem ser adquiridos livros editados pela Editus e por outras editoras universitárias. A leitura é aberta ao público, inscrito ou não como usuário.
Dia do bibliotecário - No Brasil, o dia do bibliotecário foi instituído pelo Decreto nº 84.631 de 12 de abril de 1980, em homenagem ao bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, que nasceu em 12 de março de 1882. Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, o bacharel em Biblioteconomia, disponibiliza informações em qualquer suporte; gerencia unidades como bibliotecas, centros de documentação, informação e correlatos; além de redes e sistemas de informação. Trata tecnicamente e desenvolve recursos informacionais; dissemina informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração de conhecimento; desenvolve estudos e pesquisas; realiza difusão cultural; desenvolve ações educativas; pode prestar serviços de assessoria e consultoria.
Do papiro à informação digital, na sociedade atual, o bibliotecário assume um papel ainda mais relevante, que se expressa, principalmente, nas ações de filtragem e de seletividade da informação e mediação entre o usuário e o uso das fontes de informação, tradicionais e eletrônicas, resgatando a sua função intelectual que remonta ao seu passado histórico.(Fonte: Ascom da Uesc).