Fundação Saúde da Família é tema de discussão em Ilhéus

Prefeitos e secretários de saúde de diversos municípios do sul da Bahia estão reunidos no Barravento Praia Hotel, localizado no bairro Malhado, zona norte de Ilhéus. No encontro, que começou na manhã de ontem (11) e se prolongou à tarde, estão sendo debatidas questões sobre a instituição Fundação Estatal Saúde da Família. A fundação é um instrumento público e democrático importante para o avanço do Sistema Único de Saúde (SUS), como explicou a secretária de Saúde de Ilhéus, Marleide Figueiredo, que faz parte do Colegiado de Gestão Microrregional Ilhéus. O prefeito Newton Lima e o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla estiveram no encontro.

A Fundação tem como finalidade maior garantir a oferta de profissionais de saúde, mantendo a longetudinalidade do cuidado, estabilidade de equipes e vínculos com a comunidade. O prefeito deu boas vindas aos participantes e felicitou-os pela realização do evento que se propõe buscar soluções capazes de facilitar um atendimento voltado para as famílias assistidas pelo Programa de Saúde da Família.
O secretário estadual, que chegou pouco depois do início dos trabalhos, se preocupou em passar informações a respeito do avanço da dengue no estado, além de pedir a contribuição dos prefeitos e secretários no sentido de impedir novos focos do mosquito transmissor da doença, visando evitar novos óbitos. Isso vem acontecendo em algumas cidades como Itabuna.
Antes de participar do encontro, o secretário esteve no Hospital Geral Luis Viana Filho, onde funciona o Pronto Atendimento para pacientes com suspeita de dengue. São pessoas da própria cidade e dos municípios que fazem parte da microrregião, que são trazidas para a unidade de referência.
Garantiu que o governo do estado está adotando as medidas mais eficazes para evitar que o quadro que a doença apresenta atinja proporções maiores. Lembrou que, para isso, estão sendo disponibilizados novos leitos nos hospitais conveniados, visando atenção maior os pacientes. O governo do estado também está fazendo está credenciando outros hospitais para ampliar a assistência, como disse Jorge Solla. Em relação ao encontro para discutir questões da Fundação Estatal Saúde da Família, o secretário falou que o governo está providenciando o que for necessário para garantir assistência continuada às famílias do programa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).