Prefeitos alagoanos protestam contra queda do FPM

Prefeitos de 102 municípios alagoanos, inclusive o da capital, Maceió, escolheram o dia 2 de abril para uma manifestação contra a queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Eles vão paralisar a estrutura municipal do estado por um dia. A decisão foi tomada em assembleia da Associação dos Municípios Alagoanas (AMA), realizada na segunda-feira, 23 de março. Todas as atividades serão suspensas e, no lugar delas, os gestores vão às ruas fazer protestos. Vale dizer que os serviços essenciais não serão paralisados.


Na reunião, os prefeitos também decidiram iniciar um processo de mobilização permanente com a presença de toda a bancada federal – deputados e senadores - na AMA. Os parlamentares serão chamados a se posicionar com relação à queda na arrecadação para que sejam os porta-vozes, em Brasília, para as discussões sobre o assunto.


CNM alerta prefeitos - Desde o início do ano, a CNM está alertando os prefeitos de todo o país com relação à queda dos repasses do FPM. Na última sexta-feira, 20 de março, por exemplo, o valor efetivo do 2º repasse de março do Fundo de Participação de Municípios (FPM) – R$ 250 milhões – transferido às prefeituras, foi 19% menor que a estimativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que havia divulgado a previsão de R$ 310 milhões. (Fonte: CNM)