Moema anuncia uma creche em cada bairro até final da gestão

A prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas anunciou, na quarta-feira (25), que vai implantar uma creche pública em cada localidade do município até o final da sua gestão. Ao lado do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Valmir Assunção, Moema assinou o documento que transfere para a administração municipal a responsabilidade sobre o Centro de Educação Infantil (CEI) Djalma Ramos, em Vida Nova, que passa a funcionar como creche escola. A municipalização atende à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).


Para Moema, as creches permitem um maior desenvolvimento educacional das crianças. “Com isso elas terão a base para seguir em condições de igualdade numa disputa para o vestibular ou vaga no mercado de trabalho”, afirmou Moema que também destacou a importância da municipalização. “Assim poderemos acompanhar estas crianças não só quanto à educação, mas também no que tange à saúde, à segurança nutricional, ao social e outros aspectos”.


A Djalma Ramos vai abrigar crianças de seis meses a 5 anos, com a implantação de turmas de pré-escola. Moema foi enfática ao citar a evolução do número de alunos no ensino infantil em Lauro de Freitas. “Em 2004 encontramos apenas 900 alunos e de lá para cá tivemos um aumento de mais de 2,2 mil alunos”.

Valmir Assunção revelou seu apego às creches e se disse feliz em saber que está entregando em boas mãos uma das unidades. Ele lembrou que na capital, o Governo do Estado não construía uma creche há 20 anos e não fazia a manutenção das existentes. “Em nossa gestão recuperamos 45 creches, porque entendemos que elas minimizam a diferença social. Os filhos dos ricos entram na escola com dois ou três anos e os dos pobres não”.

Outras duas creches públicas estão em construção no município. Uma na Chácara Thaiti, em Itinga, e outra na localidade de Lagoa dos Patos. Uma terceira creche, na Vila Praiana, está com projeto pronto aguardando financiamento.

Creche Djalma Ramos – Segundo a Sedes, R$65 mil foram investidos na reforma da creche Djalma Ramos, construída em 1994. Composta por cinco salas de aula, berçário, lactário e enfermaria, a creche ainda dispõe de cozinha ampla e área de lazer para as 190 crianças que serão atendidas.

O secretário de Educação do município, Paulo Aquino Pires, garantiu que a absorção da creche não comprometerá o orçamento municipal, visto que parte dos custos serão mantidos pelo Estado até 31 de dezembro deste ano. “Temos tempo para adequar nosso planejamento e convocar os profissionais que atuarão na casa”.

Com a municipalização da Djalma Ramos, Lauro de Freitas soma a terceira creche municipal. A primeira, a deputado Paulo Jackson, foi inaugurada em 2005 em Itinga e a Creche Ana Montenegro completa um ano de funcionamento em Vila Nova de Portão, nesta sexta-feira (27), somando 296 alunos nas duas unidades. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).