Ilhéus comemora temporada de verão e já se prepara para a próxima

A temporada de verão chegou em sua reta final e Ilhéus já está colhendo os frutos dos bons resultados obtidos durante o período da estação do sol. Com o número recorde de paradas de transatlânticos – este ano foram 48, enquanto que no último verão foram apenas 37 –, gerando, de acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), a visita de mais de 120 mil turistas e um incremento de aproximadamente R$ 150 milhões na economia local, o município se consolidou definitivamente com umas rotas mais requisitadas da Bahia.

A grande procura pela cidade este ano foi bastante comemorada não só pela Secretaria de Turismo como também por representantes de segmentos ligados ao comércio e à prestação de serviços. Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Ilhéus, Nelson Oliveira, mesmo em períodos de crise econômica mundial, esse foi um dos verões de maior movimento em Ilhéus. “Nossa categoria ficou muito satisfeita com a grande procura dos turistas pelos serviços, principalmente pelos pacotes para passeios, que atraiu muitos cruzeiristas que aportaram na cidade”, afirmou.
O empresário do ramo da culinária típica, Guido Paternostro, também confirma a ótima temporada. “A cidade esteve bastante cheia durante todo o verão, o que ajudou a aquecer vários setores da economia, como bares, restaurantes, comércio e artesanato, entre outros”. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Marcelo Oliveira, o comércio também foi outro setor bastante beneficiado com as paradas. “Era possível notar a cada chegada de navios um movimento incomum nas ruas e lojas do comércio, assim como nos bancos, lanchonetes e casas lotéricas, por exemplo”.

Com relação a redução de números de paradas feita por uma das empresas que operava no receptivo de turistas à cidade, Fahning explicou que a operadora em questão está expandindo sua atuação no nordeste e, por questões operacionais, vem utilizando em maior escala os serviços do Porto de Salvador. “No entanto, os espaços deixados pela operadora já estão sendo devidamente absorvidos por outras operadoras, que compreendem a cidade como um dos principais pólos turísticos da Bahia, conhecido mundialmente pelas obras de Jorge Amado”, enfatizou.
Além do seu belo litoral e de seu patrimônio histórico e cultural, outro setor que vem se destacando e chamando cada vez mais a atenção dos visitantes no roteiro turístico é a rica gastronomia regional. Já para a próxima temporada, Ilhéus possui 43 paradas de transatlânticos pré-agendadas, e segundo a Setur, este número deve crescer ao longo do ano e superar as expectativas previstas pelo órgão para o verão 2009/2010. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).