Ibicaraí cumpre requisitos e garante agência do INSS

Ibicaraí será um dos primeiros municípios baianos a contar com agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no interior da Bahia em 2009. A prefeitura já cumpriu todas as exigências do governo federal para participar do primeiro lote do Plano de Expansão e Reforma de Agências da Previdência Social, lançado este ano pelo ministro José Pimentel.

A agência funcionará numa área de 904,88 metros quadrados, ao lado do Fórum Alves Macedo e da OAB-Ibicaraí, na rua Castro Alves, centro. O terreno foi doado pelo município ao Ministério da Previdência, após aprovação da Câmara de Vereadores. Engenheiros do INSS já estiveram em Ibicaraí, no dia 14, para fazer a análise do terreno.

Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Janildo Marques, a prefeitura agora conclui os estudos de sondagem de solo e demarcação da área. A agilidade do município permitirá que Ibicaraí participe do primeiro lote da licitação para construção de agências, programado para abril.
De acordo com Janildo Marques, a previsão é de que as obras comecem em junho e a inauguração aconteça em outubro. “O município agiu rápido para que possa contar ainda neste ano com uma unidade da Previdência Social”, ressalta o secretário.
Audiência com ministro - O município cumpriu todas as etapas para se habilitar a participar do Plano de Expansão em um período recorde. Em 10 de fevereiro, o prefeito Lenildo Santana participou de uma audiência com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, quando o município foi confirmado no projeto de expansão.
A audiência foi intermediada pelo deputado federal Geraldo Simões (PT-BA), e também contou com a participação de mais de uma dezena de gestores do sul e sudoeste da Bahia. “Cumprimos a nossa parte e agilizamos documentação, terreno e estudos em um curto espaço de tempo”, relembra Lenildo.
A agência vai facilitar a vida do cidadão ibicaraiense e de municípios vizinhos, como Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória. “Quem precisa de atendimento da Previdência Social precisa se deslocar até Itabuna. A partir do momento que a agência for inaugurada, a população poderá ser atendida aqui em Ibicaraí”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí).