Itabuna consolida participação em programas federais

Como integrante do grupo gestor executivo e representante dos poderes públicos municipais no Território Litoral Sul da Bahia, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino Oliveira destacou no lançamento da Matriz 2009 do Programa Território da Cidadania a consolidação da participação de Itabuna nos programas federais. Para 2009, o governo federal deverá destinar R$ 506,5 milhões para ações territoriais em atividades produtivas, cidadania, desenvolvimento social e infra-estrutura da região.


Ele destaca que Itabuna já participa há três anos do Programa de Aquisição de Alimentos financiado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Esse ano, o PAA está recebendo o equivalente a R$ 1,3 milhão, e deverá envolver 340 unidades de agricultura familiar, mas pode abranger até 400 famílias, que vão fornecer alimentos para 34 instituições, inclusive o Restaurante Popular, o qual deverá absorver 30% da produção local.

Marcelino também anunciou a distribuição de uma tonelada de sementes de milho selecionadas e de alta produtividade para as famílias incluídas no PAA e que atuam na área da agricultura familiar no município de Itabuna. “Com isso vamos assegurar a produção de milho para consumo durante os festejos juninos, com prioridade para as entidades assistenciais conveniadas”.

O Território da Cidadania Litoral Sul reúne, segundo a articuladora regional Marília Anunciação, 26 municípios, inclusive Itabuna que somam 825.694, sendo 110.831 pessoas vivendo na área rural. A região tem ainda 13.495 agricultores familiares, 2.324 famílias assentadas e 2.723 pescadores. Com uma população de 210 mil habitantes, o município de Itabuna, que é um polo regional de comércio e serviços, reúne 25% da população da área e vem tendo ao longo do tempo uma participação efetiva no programa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).