Prefeito discute Habitar Brasil e se encontra com governador Wagner para reivindicar obras

O prefeito Newton Lima cumprirá uma extensa agenda nos próximos dias para tratar de vários assuntos do interesse do município, como a captação de novos recursos e a materialização de novos investimentos na cidade. Amanhã (4), a partir das 10h30min, o prefeito se reunirá em Brasília com representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal. Durante o encontro, Newton solicitará a retomada das obras de infraestrutura iniciadas há alguns anos no alto do Teotônio Vilela. Com recursos provenientes do Habitar Brasil, a obra envolve a construção de casas e a execução de serviços de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário.

No dia 8 (segunda-feira), às 11 horas, o prefeito se reúne no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com o governador Jaques Wagner. Dentre os assuntos em pauta, estará a solução definitiva para o tráfego entre a zona sul e o centro do município. Hoje, esta circulação só ocorre via ponte Lomanto Júnior, inaugurada na década de 60. Durante horários de pico e o período da alta estação, a ponte fica sobrecarregada, causando uma série de engarrafamentos e transtornos a motoristas e pedestres. O prefeito também vai reivindicar do governador outros projetos previstos para acontecer em Ilhéus nos próximos meses.

Ainda em Salvador, no dia 9 (terça-feira), o prefeito tem duas reuniões de trabalho agendadas. Às 10 horas, encontra-se com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, quando a Prefeitura de Ilhéus firmará compromisso determinando mais uma – a segunda – contrapartida financeira com o objetivo de acelerar as obras de urbanização e construção de casas populares no bairro Teotônio Vilela, zona oeste de Ilhéus. Financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a iniciativa integra a execução do projeto PAT - Prosanear, elaborado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Planejamento. Os recursos liberados pela Caixa Econômica Federal são de, aproximadamente, R$ 18 milhões.

Através do Programa de Urbanização de Favelas do PAC, a parte baixa do Alto Teotônio Vilela recebe esgotamento sanitário, pavimentação, contenção de encostas, drenagem pluvial e iluminação. Numa área à parte, estão sendo construídas 272 unidades habitacionais, além de diversas intervenções voltadas para a urbanização. As casas populares a serem construídas serão destinadas às pessoas que moram, atualmente, próximas a manguezais. No período da tarde, também na terça-feira, o prefeito se encontra às 15 horas, com o presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças. Na pauta, algumas reivindicações importantes para o município e uma negociação para que a instituição regularize débitos com IPTU dos imóveis de sua propriedade existentes no município. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)