Técnica da Setre mostra experiência do CrediBahia em vários municípios

Com a finalidade de dar apoio e apresentar experiência bem sucedida na utilização do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia - Credibahia -, está na cidade de Alagoinhas a supervisora técnica do Território Semi-árido e Sertão II, Claudete Castro, e funcionária da Coordenação de Microfinanças da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A supervisora informou que os juros são de 1,8% ao mês com empréstimos que variam de R$ 200 a R$ 5 mil. Alagoinhas vai ganhar um escritório do Credibahia nesta sexta-feira, 19, no centro da cidade, próximo à Farmácia Popular, com a função de fornecer recursos para os micros e pequenos empresários, principalmente os feirantes da Central de Abastecimento.

A supervisora esclarece que, dos municípios composto do Território Semi-árido e Sertão II, apenas Rodelas ainda não conta com o programa de crédito e que a experiência com os pequenos empresários destes locais mostra que houve resgate de vários eles para o convívio social. “Temos experiência neste projeto, estamos em Alagoinhas para dar o apoio integral ao município para que o crédito seja utilizado por um grande número de comerciantes”, disse Claudete Castro.
O prefeito Paulo Cezar é um dos mais entusiasmados pela linha de crédito, já que pode ser um diferencial na infra-estrutura da Central de Abastecimento. “É lógico que estamos atentos para todas as questões relacionados à Central e aos feirantes. Com o crédito, eles poderão melhorar os boxes, comprar equipamentos como a câmara frigorífica e outras ferramentas importantes para a comercialização dos produtos”, garantiu o prefeito. Já o secretário Rannyery Miranda afirmou que “o CrediBahia vai dar a oportunidade aos pequenos empresários de conseguirem uma linha de credito para investir. O nosso principal foco são os feirantes, e o mais importante é que para se adquirir um empréstimo não precisa ser correntista”.
Na quinta-feira, 18, haverá uma audiência pública, no Salão Verde da Prefeitura, às 10 horas, quando técnicos estarão apresentando o programa. Claudete Castro disse que o Departamento de Microfinanças supervisiona e capacita os agentes de crédito do município, contando também com o apoio do Sebrae. Dois técnicos que vão atuar em Alagoinhas foram capacitados em Salvador, durante nove dias. O Território Semi-árido e Sertão II, que tem como supervisores Claudete Castro e Valda Santana, é formado por vários municípios, com destaque para Paulo Afonso, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Cipó e Jereamoabo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas)