São João e Feira do Porto em Cachoeira

A histórica cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, distante 110km de Salvador, promove, um dos mais animados e concorridos São João do interior da Bahia. A charmosa cidade colonial é destino certo de milhares de turistas nessa época do ano, para curtir os festejos juninos e a tradicional Feira do Porto, que reúne as mais autênticas manifestações populares regionais. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo espera que este ano, a cidade receba cerca de 60 mil visitantes nos dias de São João. Na Feira do Porto, grandes atrações e artistas se revezam para animar o público durante os dias da festa. Feira do Porto como é realizada atualmente começou na década de 70. O evento aproveita a tradição dos festejos juninos mantida pela população e agrega novos valores tornando-se assim uma importante atração turística para a cidade histórica, uma das mais antigas da Bahia tombada como Patrimônio Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico-IPHAN.

Os idealizadores do evento aproveitaram existência da feira de produtos típicos juninos, realizada na véspera do dia de São João- uma tradição secular- e contribuindo para sua revitalização. Em paralelo à feira grandes shows para a avenida localizada na margem do Rio Paraguaçu. Assim nasceu a Feira do Porto de Cachoeira, a primeira grande festa junina da Bahia, organizada pelo poder público voltada para incrementar a economia local a partir dos valores culturais regionais.
Na Feira do Porto convive com o forró toda diversidade cultural de Cachoeira. Consta da programação da festa, grupos de samba de roda, bumba-meu-boi, quadrilhas juninas, tríduos em louvor a São João, casamento na roça, trança-fita e o folguedo*Segura a Veia. Às margens do Rio
Paraguaçu, além das atrações artísticas, são comercializados objetos de cerâmica dos oleiros da comunidade Maragojipinho, artesanato e dezenas de barracas comercializam comidas típicas juninas, a exemplo de pamonha, canjica, milho cozido, bolos de aipim, amendoim, a tradicional maniçoba(prato preparado à base de cachoeirana e os famosos licores de Cachoeira.

A programação do São João se estende até o dia 25 de Junho, data em que a população celebra a Independência de Cachoeira. Desde o ano passado, governo do Estado é transferido para Cachoeira no dia 25 de Junho em homenagem à participação dos cachoeiranos nas lutas pela Independência da Bahia e do Brasil.
COMO CHEGAR: Acesso Rodoviário - Saindo de Salvador pela BR-324, são 59 km até o entroncamento da BR- 420, percorrendo mais de 11 km em direção a Santo Amaro; daí segue-se para cidade de Cachoeira pela mesma Br-420 por mais 38 km. São boas as condições da pista. Outra opção é pela BR- 101, ligando Cachoeira a Feira de Santana e cidades do sul do Estado.
Diariamente partem ônibus da Estação Rodoviária de Salvador para Cachoeira. A empresa que opera a linha é Transporte Santana. Outra Opção é Empresa de Transporte Jauá, que faz a linha Salvador/Maragojipe via Cachoeira.
ACESSO HIDROVIÁRIO: A viagem é feita pelo Rio Paraguaçu, navegável de sua foz até Cachoeira, com trechos de belíssimas paisagens, principalmente o lagamar do Iguape. O transporte é feito por meio de agências de viagens, em lanchas e escunas, via Cachoeira/Salvador.
Programação – segunda-feira (dia 22/06):20h Samba de Roda Esmola Cantada; 22h Vírgilio; 00h Mulher Bandida; 02h00 Forró Fantástico; terça-feira (dia 23/06): 20h Sedução do Prazer; 22h banda Forró da Discarada; 00h Vou de Xote; 02h Cavaleiros do Forró; quarta-feira (dia 24/06): 14h samba de roda Filhos da Barragem; 16h samba de roda Filhos do Caquende e Filhas de Vamin; 18h samba de roda de Dona Dalva; 20h Nenho e grupo Jeito de Amar; 22h Saia Rodada: 00h Tio Barnabé; 02h Marron Glacê.
Quinta-feira (dia 25/06): 16h banda Só as Cabeças; 18h Vibra Samba; 20h Agita Samba; 22h Calipso; 00h Psirico; 02h Sine Calmon e banda Morrão Fumegante. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Cachoeira).