Exposição de arte: ternos de reis, cultura popular e religiosidade

Ternos de reis, cultura popular e religiosidade, são os temas da exposição da artista plástica Sônia Leite, que acontece até dia 19, no foyer da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ ADTR de Vitoria da Conquista. As telas são uma síntese dos trabalhos desenvolvidos pela artista nos últimos oito anos. “É uma homenagem aos ternos de reis de Conquista e outras impressões da vida humana que me emociona e me faz transportar para este universo da pintura”, ressaltou Sônia.

Entre essas impressões, estão “As Marias e o filho morto”, uma referência às mães que perdem seus filhos na banalidade da violência, além de temas como o frenesi provocado pelo futebol e a luta das mulheres que trabalham em condições de sub-emprego . Expressões faciais de traços marcantes e cores vivas caracterizam as obras.
“A iniciativa de abertura deste espaço é muito importante para os artistas da região”, afirma Sônia. O espaço para exposições da Agência foi criado no início deste ano e já deu oportunidade para vários artistas mostrarem seu talento. Parte integrante da política do Governo Participativo de valorização dos artistas locais, em pouco tempo o foyer já se tornou referência em exposições na cidade. “Estamos tentando articular economia e cultura regional, num projeto de exposição de arte, mobilizando a sociedade para essa discussão, fortalecendo nossa cultura e também resgatando o processo econômico envolvido em sua produção, que é inclusive a orientação do prefeito Guilherme Menezes”, destaca o diretor-presidente da Agência, Marcos Andrade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)