Senai seleciona jovens para aprendizagem industrial

O Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai) do Sistema Fieb (Federação das Indústrias da Bahia) está inscrevendo jovens na faixa etária de 16 aos 22 anos e 6 meses para participarem no processo seletivo que irá oferecer o Curso Gratuito de Aprendizagem Industrial Básica – Eletricidade Predial e Industrial. As inscrições poderão ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 9 de março, exclusivamente via Internet, através do site: www.fieb.org.br/senai.

Com o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a gerência regional do Senai está divulgando o processo seletivo entre os jovens itabunenses. Neste sentido, o secretário Carlos Leahy juntamente com o representante da Agência Itabuna do Senai, Jurandyr Hendler da Luz, promoveu um encontro com lideranças comunitárias visando levar aos jovens de baixo poder aquisitivo informações sobre as vagas oferecidas e os procedimentos para efetivar inscrição.

Para este curso de Eletricidade Predial e Industrial estão sendo disponibilizadas 40 vagas, no turno matutino, com uma carga de 600 horas aulas. Além da idade e comprovada baixa renda, os jovens devem ter concluído o Ensino Fundamental II ou um curso equivalente. No site do Senai serão oferecidas 400 inscrições.

Segundo o representante do Senai, os candidatos serão submetidos a uma prova no domingo, dia 29 de março, das 8 às 12 horas. O local e os assuntos do exame serão divulgados também através do site da Fieb/Senai. A divulgação da lista dos candidatos aprovados está prevista para as 10h do dia 9 de abril, sendo que o período de matrícula está programado de 13 a 17 deste mesmo mês.

Durante a reunião com as lideranças comunitárias, Carlos Leahy adiantou que, além do acompanhamento do processo seletivo, após a conclusão e certificação dos cursistas, a Secretaria de Indústria e Comércio estará fazendo encaminhamentos dos jovens para o mercado de trabalho. “Uma das metas do governo municipal para a geração de emprego é atrair indústrias e empresas para Itabuna. Porém, temos que dispor de mão-de-obra qualificada para atender a demanda que estes novos investimentos irão exigir. Por isto, estamos investindo no estreitamento da parceria institucional com o Senai para que os nossos jovens sejam melhor qualificados para este mercado”, afirmou o secretário. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).