Teotônio Vilela ganhará unidade básica de saúde

A comunidade do Teotônio Vilela, bairro localizado na Zona Oeste de Ilhéus, ganhará nos próximos dias uma moderna Unidade Básica de Saúde, que passará a disponibilizar atendimentos médicos e odontológicos na localidade. Programada para ser inaugurada ainda neste mês de março, a unidade prestará uma homenagem ao doutor Euler de Medeiros Ázaro, um dos mais importantes e renomados médicos da história do município, que dará nome ao novo equipamento. O centro de saúde foi construído com recursos da municipalização e fica localizado na avenida Governador Paulo Souto, um dos mais movimentados logradouros públicos locais.

A sede da nova unidade básica de saúde possui dois consultórios odontológicos, quatro consultórios médicos, farmácia e salas de nebulização, vacina, expurgo, esterilização e compressor, além de recepção, copa, almoxarifado e cinco banheiros. Entre os serviços que serão oferecidos à população, destacam-se odontologia, pediatria, ginecologia, clínica geral, planejamento familiar, pré-natal, preventivos, curativos, crescimento e desenvolvimento, e hiperdia, que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos, executado em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (Sus), visando à geração de informações para gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.
Ao todo, segundo a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, a nova unidade deverá atender em torno de 120 pessoas por dia. Para isso, continua, foram adquiridos equipamentos de última geração, como gabinete odontológico, utensílios de esterilização e materiais ambulatoriais em geral. Seguindo orientação do prefeito Newton Lima, a secretaria municipal de Saúde continuará trabalhando para aperfeiçoar e ampliar o atendimento médico-odontológico oferecido pelo município à população. Nas próximas semanas, também serão inauguradas novas unidades no São Miguel e na avenida Princesa Isabel, além da nova sede do Samu no Centro Administrativo de Ilhéus.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).