Lenildo anuncia prioridade e avalia dois meses de governo

A reativação de unidades de saúde, a recuperação de escolas, o pagamento de salário em dia e a captação de recursos em várias áreas foram citadas pelo prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, como algumas das ações dos dois meses de governo. Os primeiros dias têm sido difíceis diante da dificuldade encontrada e a política de terra arrasada praticada pela gestão anterior, após a derrota eleitoral, segundo avalia. “Mas a cidade já tem uma nova cara por conta da disposição e colaboração de todos e das ações do nosso governo”.

Os salários dos servidores vêm sendo pagos religiosamente em dia e os atrasados deixados pelos ex-gestores foram quitados. “A valorização do funcionalismo é importante para que possamos oferecer um atendimento de qualidade ao cidadão ibicaraiense”. A recuperação das unidades de saúde, a reativação dos serviços de odontologia e os investimentos no hospital municipal foram citados como conquistas importantes na saúde.
Lenildo lembra que, por conta do descaso, há quatro anos o hospital municipal não realizava procedimentos como parto natural. As gestantes tinham que se deslocar até Itabuna para ter seus filhos. “Acabamos com essa cena triste. As nossas crianças já nascem em Ibicaraí”. Foram cinco partos realizados logo na primeira semana de janeiro.
No último sábado, 28, a prefeitura realizou reunião de planejamento estratégico e definiu as prioridades para os próximos quatro anos, no colégio Ana Nery. A gestão já assegurou recursos que vão estimular a agricultura familiar em Ibicaraí, com a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que será executado numa parceria da prefeitura com o governo federal.
O prefeito diz que as parcerias com os governos Lula e Wagner serão imprescindíveis para executar programas e obras que o município necessita. O município vai investir em qualificação dos educadores e já firmou compromisso para melhorar os índices do ensino na rede própria. O compromisso é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que hoje tem conceito 3 para as séries iniciais.
Outra meta é o combate ao analfabetismo, que atinge cerca de 20% da população adulta. O município vai interagir com a Secretaria Estadual de Educação (SEC) para instalar o maior número possível de turmas do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), que beneficia jovens e adultos que ainda não sabem ler ou escrever. “Temos consciência de que só podemos crescer oferecendo educação de qualidade”, diz.
GERAÇÃO DE EMPREGO - A qualificação, cita Lenildo, é um dos primeiros passos para a atração de investimentos que possam gerar emprego e renda. O prefeito destaca que, em fevereiro, a cidade recebeu a visita de empresários interessados em investir na construção de um parque têxtil no município. Os empreendedores possuem indústrias de roupas femininas em São Paulo e no Paraná. “Já fizemos contatos com o governo estadual para assegurar os incentivos necessários para que possamos garantir esses empreendimentos”.
Ele diz que o governo está trabalhando para garantir recursos federais e estaduais que possibilitem a execução de obras de impacto nas áreas de urbanismo e de habitação já neste primeiro ano. A prioridade na área de urbanismo é a garantia de verbas para tocar um arrojado programa de pavimentação, que começaria pelas principais ruas e avenidas de Ibicaraí.
Os contatos, segundo Lenildo, já foram feitos. O município já garantiu a instalação de uma agência dos Correios, durante audiência do prefeito com o ministro da Previdência, José Pimentel. A audiência foi solicitado pelo deputado federal Geraldo Simões (PT-BA). “Nossas parcerias visam garantir uma melhor qualidade de vida a quem vive aqui”.
O prefeito também afirmou que vai iniciar discussões com municípios vizinhos e com o governo estadual para revitalizar o Hospital Regional de Ibicaraí, reequipando-o e tornando-o habilitado a fazer atendimentos nas áreas de média e alta complexidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí).