Projeto leva arte às escolas municipais

Fazer da escola um espaço de expressão criativa onde os alunos possam imprimir, por meio de grafite, elementos de suas culturas de origem, criando um ambiente acolhedor propiciando uma reflexão à cerca do zelo para com o patrimônio escolar. É isto que espera a Secretaria da Educação de Itabuna com o Projeto “Cara da Escola”, implementado pelo Departamento de Infraestrutura Escolar que vem dando um novo visual às fachadas e muros das escolas municipais.

A idéia, segundo a diretora do Departamento de Infraestrutura, professora Rosangela Ferreira, é melhorar o aspecto visual das escolas do meio urbano e rural com temáticas que reflitam os anseios da própria comunidade escolar, criando uma cultura de que todos são responsáveis pela melhoria do aspecto físico da escola.
“Gestores, coordenadores, professores, funcionários, pais e alunos podem contribuir de maneira significativa para a preservação da unidade escolar. Isto reflete diretamente na comunidade externa que passa a identificar-se mais com a escola, evitando a depredação do seu patrimônio”, frisa Rosangela.

A execução das temáticas em grafites está sendo coordenada pelo artista plástico itabunense, Diovane Tavares, que já conseguiu imprimir as temáticas definidas pelas escolas Lúcia Oliveira, tratando da questão da preservação da Natureza, Flávio Simões, abordando a problemática do lixo, e na Creche Otaciana Pinto, focando o mundo de descobertas e encantos da educação infantil. A previsão é que até o final do primeiro semestre deste ano os trabalhos sejam concluídos em todas as escolas da rede. (Fonte: Asccom da Prefeitura de Itabuna).